Novo alerta de cheia prevê que nível do Rio Negro deve chegar a 29,80 metros e se aproximar de recorde

O número é 40 centímetros maior que do que a estimativa sobre a cheia apresentada em março deste ano (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — O 2º Alerta de Cheia do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgado nesta sexta-feira, 29, prevê que o nível do Rio Negro deve chegar a 29,80 metros em 2022 e se aproximar da cota histórica de 30,02 metros, registrada no ano passado. O número é 40 centímetros maior que a estimativa apresentada em março deste ano (29,40m) pelo órgão.

Veja também: Cheia 2022: seis municípios do AM estão em estado de emergência, segundo levantamento da Defesa Civil

“É muito provável que vá acontecer um evento significativo de inundação, mas não necessariamente significa dizer que teremos um evento tão grande quanto do ano passado. Em termos de probabilidade, a gente vê que a cota de inundação (27,50m) já foi atingida em 5 de abril. Quanto à cota de inundação severa (29,00m), a chance que ela seja ultrapassada é de 98%”, destacou a pesquisadora em geociências do SGB – CPRM, Luna Gripp Simões Alves.

PUBLICIDADE

No ano passado, a cota do Rio Negro alcançou a maior da história, em 118 anos de medição, em 16 de junho. Em relação a essa máxima histórica, a probabilidade de que o nível da água seja ultrapassada este ano também aumentou. Segundo a nova estimativa do CPRM, a chance que a marca de 2021 seja superada subiu de 12% para 30%. O nível do rio desta sexta-feira, 29, no Porto de Manaus, é de 28,69 metros.

Cheia no interior

Em Manacapuru, município da Região Metropolitana de Manaus (RMM), o comportamento do Rio Solimões é semelhante ao do Rio Negro, segundo o CPRM. O prognóstico do órgão é que o nível da água que banha a cidade do interior do Amazonas atinja 20,35 metros em 2022, considerando 80% de confiança. O número também é maior que ao 1 Alerta de Cheia deste ano (19,90m).

A cota do Rio Solimões nesta sexta-feira, 29, é de 19,20 metros, conforme o CPRM. “A probabilidade de que a gente tenha uma inundação bem expressiva, em Manacapuru, também é bem grande. A cota de inundação (18,20m) já foi atingida lá em 10 de abril e a cota de inundação severa (19,60m) tem 96% de probabilidade de ocorrência. Já a máxima história (20,86%) tem uma probabilidade pequena de 10% para ser ultrapassada”, destacou Luna Gripp.

Para Itacoatiara, assim como Manaus e Manacapuru, o Rio Amazonas segue semelhante aos rios Negro e Solimões, relatou o CPRM. O 2º Alerta de Cheia estima que o nível da água que banha a cidade chegue a 15,05 metros em 2022, ou seja, mais próximo à máxima histórica de 15,20m registrada em 2021. A marca do rio desta sexta-feira, 29, é de 14,48 metros.

O município atingiu a cota de inundação (14,00m), no dia 15 de abril, e a cota de inundação severa, em 19 deste mês, segundo o CPRM. Por outro lado, a probabilidade do Rio Amazonas atingir a máxima histórica também é baixa e está em 30%.

O próximo Alerta de Cheia do CPRM será divulgado em 31 de maio deste ano, com transmissão via YouTube, no canal da TV CPRM. TV CPRM.

Veja o 2º Alerta de Cheias:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.