Novo ‘ponto turístico’ em Manaus expõe ausência de lazer na cidade


Por: Ana Pastana

08 de novembro de 2024
Novo ‘ponto turístico’ em Manaus expõe ausência de lazer na cidade
Gramado exposto após seca severa no Amazonas (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – O novo “ponto turístico” na Região Metropolitana de Manaus tem chamado a atenção para a escassez de lugares arborizados e de lazer disponíveis para a população na capital amazonense. A análise surgiu após um tapete de grama aparecer ao lado da Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida como Ponte Rio Negro, que liga a capital ao município de Iranduba (a 27 quilômetros da cidade). O gramado é decorrente da seca histórica que afeta o Estado do Amazonas.

De acordo com o arquiteto e urbanista Jean Faria, especialista em espaço para saúde, o número limitado de lugares seguros e específicos para lazer reflete em alternativas improvisadas da população. “Em Manaus, o número de parques é limitado, e muitos bairros carecem de praças e espaços públicos verdes. Isso faz com que a população procure alternativas improvisadas, como o recente gramado que surgiu devido à seca do Rio Negro, que rapidamente se tornou um ponto de lazer e encontro“, disse.

Área de vazante próximo à Ponte Rio Negro (Reprodução/Péricles Dias)

O especialista cita também a ausência de espaços arborizados na capital. “Manaus, apesar de estar cercada pela floresta amazônica, enfrenta uma significativa escassez de áreas verdes e espaços de lazer ao ar livre acessíveis dentro da cidade. Diferente de outras capitais brasileiras, como São Paulo e Belo Horizonte, que possuem uma vasta rede de parques urbanos e locais voltados para atividades esportivas, a capital amazonense carece de infraestrutura adequada para oferecer opções de lazer e bem-estar à população”, concluiu.

Direito garantido

De acordo com a Constituição Federal, o lazer é um direito previsto no art. 217, incluído entre os direitos fundamentais do brasileiro. Além de ser um direito garantido, o lazer e o entretenimento vão muito além de apenas diversão; a atividade é considerada, pela neuropsicóloga Carla Luciana da C. Lima, um ponto essencial para a saúde. “A qualidade de vida e o lazer vão muito além da saúde física; eles contribuem para o desenvolvimento social, pessoal, mental, e é através desses espaços de lazer que se desenvolvem amizades, relacionamentos, autocuidado, equilíbrio na saúde mental e física“, aponta.

Lima destaca, ainda, que os espaços aumentam a expectativa de vida e reduzem o estresse e a ansiedade. “O lazer, principalmente o espaço de lazer, pode proporcionar uma caminhada, uma corrida, uma atividade física, um esporte, ler um livro, e já há estudos que falam sobre o benefício para a saúde mental, especialmente na redução da ansiedade e do estresse“, concluiu.

O questionamento surgiu após pessoas publicarem, nas redes sociais, vídeos indicando o local como opção de ponto turístico na região da Ponte Rio Negro. “Um paraíso temporário”, escreveu um internauta. “Um novo ponto turístico do Amazonas”, escreveu outro. A paisagem tem chamado a atenção pela beleza natural, atraindo várias pessoas que aproveitam para registrar os momentos na internet.

Seca

A seca ainda continua afetando os 62 municípios do Amazonas, atingindo cerca de 200 mil famílias. Em Manaus, de acordo com a Prefeitura de Manaus, até outubro, cerca de 2,8 mil famílias da Zona Rural foram afetadas pela seca na capital amazonense.

Além disso, o Rio Negro voltou a descer no mês de novembro, o nível da medição chegou a 12,17 metros. Em 2023, o rio chegou a 12,70 metros, superando o registro de 2010, que, até então, era a menor cota registrada, quando alcançou 13,63 metros. Neste ano, o rio chegou a 12,11, no dia 9 de outubro.

Leia mais: Amazonas expõe ‘mundo dos insetos’ e manejo das águas em Brasília
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.