Novo presidente do TCE-AM, Érico Desterro toma posse para biênio 2022-2023

Érico Desterro ao lado de Mario de Mello. (Ricardo Oliveira/ CENARIUM)

Marcela Leiros e Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – O novo presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, foi empossado durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 21. Desterro assume a presidência do órgão para o biênio 2022-2023 no lugar do conselheiro Mario de Mello.

Leia também: TCE-AM inaugura painéis fotovoltaicos para economizar R$ 130 mil com energia e laboratório móvel para fiscalizar obras

PUBLICIDADE

De acordo com Desterro, é um desafio assumir a presidência do órgão após 10 anos. “Para mim, é uma felicidade muito grande voltar à presidência do Tribunal de Contas após 10 anos. É um tribunal diferente daquele que eu deixei, evidentemente, pois o mundo mudou, todos mudamos e a própria instituição se adaptou a tudo que está acontecendo. A mudança tecnológica nessa década foi extremamente rápida e, claro, eu tenho um desafio a enfrentar que é gerir um tribunal diferente daquele e eu espero conseguir atender às expectativas gerais”, disse.

Érico Desterro concedeu entrevista para imprensa. (Ricardo Oliveira/ CENARIUM)

O conselheiro completou ainda que pretende usar a tecnologia empregada na gestão de Mello a favor do controle externo. “Minha principal meta é fazer com que toda essa tecnologia que possuímos de informação, de comunicação, de cruzamento de dados, seja utilizada em favor do controle externo, ou seja, do controle da administração pública no que diz respeito aos gastos públicos. Quero agradecer a presença de vocês (imprensa), pois o Tribunal de Contas está aberto à imprensa. Temos uma imprensa hoje que está nas redes sociais. O TCE é um tribunal transparente e, sobretudo, conforme vão ouvir no meu discurso, eu tenho um compromisso com a verdade. Precisamos trabalhar a verdade e vocês são fundamentais nesse processo”, completou.

Vídeo mostra momento da posse de Érico Desterro. (Divulgação)

Além de Desterro, foram empossados os conselheiros Yara Lins dos Santos, como vice-presidente do TCE-AM; Ari Moutinho Júnior, como corregedor da Corte de Contas; Josué Cláudio, como ouvidor, e o conselheiro Mario de Mello, como coordenador da Escola de Contas Públicas (ECP).

A cerimônia contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, do prefeito de Manaus, David Almeida, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, entre outras autoridades do Estado.

Perfil

Este é o segundo mandato do conselheiro Érico Desterro à frente da presidência da Corte de Contas. Ele é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestrando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP)

Foi procurador do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC/AM) de 1999 a 2005, mas assumiu como conselheiro do TCE-AM em 2006.

Desterro também é professor concursado de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade de Direito da Ufam. Servidor de carreira do TCE-AM, o conselheiro também já foi corregedor, vice-presidente, coordenador da ECP, e, mais recentemente, ouvidor do TCE-AM.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.