Número de eleitores na Região Norte cresce 8,3%, aponta TSE
19 de julho de 2024

Ana Cláudia Leocádio – Da Cenarium
BRASÍLIA (DF) – Em quatro anos, o eleitorado dos sete estados da Região Norte apresentou um crescimento de 8,3%, em relação às eleições municipais de 2020, passando de 11,9 milhões para quase 13 milhões de eleitores. É o que mostram os dados divulgados nessa quinta-feira, 18, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indicou também um aumento de 5,4% do número de eleitores brasileiros, com 155,9 milhões de votantes.
O Pará segue como o Estado com o maior número de eleitores passando de 5,7 milhões, na última eleição municipal, para 6,2 milhões no pleito deste ano. Em seguida está o Amazonas, que saiu de 2,5 milhões para 2,7 milhões, em 2024.

Entre as capitais, o aumento foi de cerca de 6,8% em quatro anos. O maior incremento foi registrado em Manaus, que ganhou mais 114 mil eleitores entre uma eleição municipal e outra. Em 2020, a capital do Amazonas tinha um eleitorado de 1,33 milhão de eleitores e, este ano, chegou a 1,43 milhão.

“O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos vinte e oito anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado”, disse a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, em comunicado oficial no site do TSE.
Apenas no Pará o eleitorado é paritário entre os gêneros masculino e feminino, com 50% para cada. Nos demais, 51% do eleitorado é feminino e 49% masculino. Em relação à faixa etária, Amazonas, Acre, Amapá e Pará registram maior concentração de eleitores entre 25 e 34 anos, enquanto Rondônia, Roraima e Tocantins apresentam mais votantes nas faixas dos 45 a 59 anos.
Em nível nacional, o TSE também indicou aumento de 78,16% do eleitorado jovem que chega a 1,83 milhão de pessoas aptas a votar, comparada a última eleição municipal, que era de 1,03 milhão.