‘O tempo de desobediência da ciência e técnica acabou’, diz senador do Amapá sobre Foz do AM
04 de agosto de 2023

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia
BELÉM (PA) – Durante as programações dos Diálogos da Amazônia, em Belém (PA) nesta sexta-feira, 4, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) comentou sobre o posicionamento do governo Lula acerca da exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Ele assegurou que, enquanto a ciência afirmar que há riscos, não haverá exploração.
Em coletiva de imprensa o parlamentar fala da liberdade sobre o debate quanto as discussões que associam a Amazônia.
“O tempo de desobediência da ciência e técnica acabou. A agenda do governo do presidente Lula é pautada para nós debatermos a Amazônia, com os povos civis da Amazônia, a fim de discutir quais são as alternativas para a geração de emprego e combate à fome. Mas isso não será feito ultrapassando os limites da ciência. Eu tenho defendido a pesquisa, não exploração. É necessário discutir, estudar, pensar em alternativas favoráveis; só depois, se for o caso, em exploração”, disse.
Questionado sobre possível pressão da Petrobras sobre o governo Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ele negou.
“Não há pressão política ou econômica! O que existe é um debate que é necessário. Não se pode ter hoje um absolutismo em qualquer tipo de debate”, pontuou.
Leia mais: Em Belém, frentes públicas debatem no primeiro dia no ‘Diálogos Amazônicos’