Oficial de justiça é acusado de perfurar tímpano de criança com tapa em Manaus
Por: Adrisa De Góes
15 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – O oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Fábio Litaiff, de 49 anos, é acusado de dar um tapa em uma criança de 8 anos dentro de um condomínio na Avenida Constantino Nery, na Zona Centro-Sul de Manaus, no último dia 4. A agressão causou a perfuração do tímpano do menino, segundo laudo médico. O caso foi registrado pela mãe da vítima como lesão corporal dolosa no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Dias após a agressão, a criança passou a sentir fortes dores no ouvido e foi levada a uma clínica especializada, onde recebeu o diagnóstico. O laudo de um otorrinolaringologista confirmou a perfuração do tímpano e associou a lesão diretamente ao impacto dos tapas. Além da dor intensa, o menino apresentou secreção de pus no ouvido e precisou iniciar tratamento com medicamentos, além de acompanhamento médico com exames de audiometria.

O pai da criança, que prefere não ser identificado, teve acesso às imagens das câmeras de segurança do condomínio, que confirmam a agressão. “Meu filho tenta tirar o celular dele porque não gosta de ser filmado, então ele dá um tapa no meu filho e ele cai. Aí, meu filho tenta arranhar ele, só que depois ele pega outro tapa. É um adulto se comparando com uma criança”, relatou, visivelmente abalado.
As imagens também mostram o agressor perseguindo o menino após o primeiro tapa. “Não sei por que ele não filmou o tapa que deu no meu filho. Eles dão uma volta e ele continua filmando e instigando o meu filho”, acrescentou o pai. A cuidadora da criança chegou ao local pouco depois, tentou entender a situação e teria ouvido uma versão diferente do homem, que, segundo o pai, “se fez de santo e omitiu que tinha batido”.
O advogado criminalista Vilson Benayon, que representa a família, classificou o caso como um crime grave e cobrou punição exemplar. “Trata-se de um crime bárbaro e covarde cometido por um profissional que conhece e está acostumado a aplicar e cumprir as leis, por ser um oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Vamos protocolar uma representação junto à Corregedoria do TJAM para que esse caso não fique impune e sirva de exemplo para inibir futuras agressões”, declarou.

Abalados, os pais da criança pedem que o caso seja tratado com rigor pelas autoridades e não caia no esquecimento. “É um adulto contra uma criança. Queremos justiça e que isso não se repita com mais ninguém”, desabafou o pai.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Amazonas afirmou que tomou conhecimento da denúncia nesta segunda-feira, 15, por meio da imprensa, e determinou que a Corregedoria-Geral de Justiça abra procedimento para apuração rigorosa do caso. A Corte destacou que “serão adotadas todas as medidas administrativas e legais cabíveis, em conformidade com as normas que regem o serviço público e a atuação do Poder Judiciário”.