Oito cidades do RN paralisam serviços públicos após onda de violência


15 de março de 2023
Oito cidades do RN paralisam serviços públicos após onda de violência
Novo ataque aconteceu no Planalto, Zona Oeste de Natal, na manhã desta quarta (15) (Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi)
(*) Da Revista Cenarium

RIO GRANDE DO NORTE – Após a onda de ataques violentos pelo estado nesta terça-feira, 14, ao menos oito municípios do Rio Grande do Norte paralisaram atividades nesta quarta-feira, 15, com suspensão de aulas, transporte público e serviços de saúde.

Diante da violência, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança, e parte da equipe chegou ao estado no início da madrugada desta quarta. O primeiro avião da FAB (Força Aérea Nacional) pousou com 30 policiais a bordo, e um segundo avião, com mais 70 agentes, chegou logo depois.

Os ataques começaram na madrugada de terça, com ônibus incendiados e alvos de tiros e depredação de prédios públicos, bancos e lojas. Ao menos 25 suspeitos foram presos. Um adolescente também foi apreendido, e outro suspeito foi morto em confronto com policiais, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do estado.

Ônibus incendiado por criminosos em Natal, nesta terça-feira (14) (Reprodução)

Atos criminosos foram registrados em ao menos 14 cidades: Natal, Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lajes Pintadas, Montanhas, Mossoró, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso. Há relatos de ocorrências em outros municípios, mas o governo do estado não confirma as informações.

Nesta quarta, a Prefeitura de Mossoró anunciou a suspensão do transporte coletivo e dos serviços de limpeza, bem como das aulas na rede municipal e do atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e na Assistência Social.

Em Boa Saúde, foram suspensas as aulas na rede municipal e a circulação do transporte escolar, segundo a prefeitura. As atividades só serão retomadas após análise do cenário.

O mesmo aconteceu em Cerro Corá e Santo Antonio —nesta última, também foi suspenso o transporte universitário. Tibau do Sul cancelou serviços de uma unidade móvel que realizaria exames de raio-X e de ultrassom. Os 344 exames preventivos e 290 mamografias, agendados para o período entre 16 e 31 de março, serão remarcados, de acordo com a gestão municipal.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso suspendeu o transporte público e o transporte escolar e universitário.

De acordo com o governo do estado, a suspeita é que os ataques tenham sido coordenados pelo crime organizado como resposta a ações policiais recentes que culminaram na prisão e morte de criminosos e na apreensão de armas e drogas.

A governadora do Rio Grande Norte, Fátima Bezerra (PT), que estava a em Brasília, cancelou a agenda de compromissos e desembarcou em Natal com a equipe da Força Nacional. O reforço na segurança foi solicitado por ela ao Ministério da Justiça.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.