Omar Aziz quer repasse de crédito do IPI para concentrados produzidos na ZFM


21 de outubro de 2020
Omar Aziz quer repasse de crédito do IPI para concentrados produzidos na ZFM
Senador Omar Aziz (Reprodução/internet)

Da Revista Cenarium

MANAUS – Em sessão semipresencial no Plenário do Senado, o senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que há um equívoco no Decreto nº 10.523/20, que alterou a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos concentrados de bebidas produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM), especialmente refrigerantes, para 8%.

O senador amazonense voltou a afirmar que a Receita Federal não reconhece os 8% como crédito às engarrafadoras de bebidas não alcóolicas. Omar pediu a colaboração dos líderes no Senado para fazer o Ministério da Economia “respeitar o decreto”.

Um documento em que cita o erro e solicita que um novo seja publicado com a correção foi enviado ao ministro Paulo Guedes (Economia).

O pedido de ‘correção’ do decreto teve a interferência de Omar Aziz (PSD), junto com a bancada federal do Amazonas. “Os créditos devem ser repassados a engarrafadoras”, diz Omar.

Sobre o decreto

O decreto publicado estabelece que a alíquota de 8% passe a vigorar sobre produtos classificados no código 2106.90.10 Exceção 01. “A Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI, aprovada pelo Decreto nº 8.950, de 29 de dezembro de 2016, passa a vigorar com a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI incidente sobre os produtos classificados no código 2106.90.10 Ex 01 alterada para oito por cento”, diz o decreto.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.