OMS aprova uso emergencial da CoronaVac contra Covid-19 em adultos acima de 18 anos

O imunizante é desenvolvido pela farmacêutica Sinovac, com sede em Pequim, e no Brasil é produzida em parceria com o Instituto Butantan (Lillian Suwanrumpha/AFP)

Com informações do O Globo

RIO DE JANEIRO – A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira, 1, o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, garantindo que “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação”. O imunizante é desenvolvido pela farmacêutica Sinovac, com sede em Pequim, e no Brasil é produzida em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo comunicado da organização, o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) da OMS também concluiu sua análise da vacina, e com base nas evidências disponíveis, recomenda que seja usada em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com espaçamento de duas a quatro semanas.

PUBLICIDADE

A OMS afirma que os resultados de eficácia mostraram que a vacina preveniu doenças sintomáticas em 51% dos vacinados e preveniu formas graves da Covid-19 e hospitalizações em 100% da população estudada, mas destaca que poucas pessoas com mais de 60 anos foram incluídas em ensaios clínicos, “portanto a eficácia não pode ser estimada neste grupo etário”.

Ainda assim, a OMS não recomenda um limite máximo de idade para o imunizante, “porque os dados coletados durante o uso subsequente em vários países e os dados de imunogenicidade de suporte sugerem que a vacina provavelmente tem um efeito protetor em pessoas idosas”, diz o comunicado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.