Onça-pintada resgatada em Manaus foi alvejada com um tiro; veja raio-X
Por: Marcela Leiros
02 de outubro de 2025
MANAUS (AM) – A onça-pintada resgatada no Rio Negro, em Manaus, na tarde dessa quarta-feira, 1º, foi atingida por disparo de arma de fogo, segundo apurou a CENARIUM. Exame de raio-X feito após o resgate revelou a presença de fragmentos de munição no corpo do felino. O animal, um macho adulto, foi transferido para o zoológico do Tropical Hotel após receber os primeiros cuidados em uma clínica veterinária.
Imagem de raio-X compartilhada pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil) mostra a cabeça e parte do corpo do animal. É possível observar dezenas de pequenos fragmentos circulares espalhados, compatíveis com fragmentos de projéteis alojados em diferentes regiões, incluindo a face, o crânio e o pescoço.

Outra imagem mostra uma bandeja metálica com fragmentos de projéteis e pedaços de dentes com vestígios de sangue. De acordo com Darc, que acompanha o caso, a onça apresentava dentes quebrados, ferimentos e estava bastante debilitada.

Machucada, a onça nadava há pelo menos cinco horas quando foi localizada e resgatada por uma equipe do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Com um ferimento atrás da orelha, o animal parecia desnorteado e sem forças, e possivelmente seguia em direção à Praia da Ponta Negra, segundo testemunhas.
Vídeos e fotos compartilhados nas redes mostram o momento em que a equipe de resgate chega até à onça-pintada e oferece uma boia para o animal se apoiar. Outra gravação mostra o deslocamento da embarcação com o animal em cima da boia.
Após ser resgatada, a onça foi levada a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários. Ela deve ser devolvida ao habitat natural assim que tiver condições de retornar à natureza.