Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – A onda de calor vai manter as temperaturas em alta no País. Os termômetros chegaram a marcar até 40º C em algumas regiões. De acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira, 6, esse efeito de calor deve ser um dos maiores da história e atingir todos os Estados da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e boa parte do Norte do Brasil, principalmente, nas cidades da Amazônia Legal, além de causar risco de morte por hipertermia.

Na Amazônia Legal, o Estado que mais vai sofrer com a onda de calor é o Tocantins, com 21 cidades em alerta vermelho. A onda de calor, segundo o Inmet deve se estender até a próxima sexta-feira, 9.

O Instituto alertou para situação meteorológica de grande perigo com risco de morte por hipertermia (temperatura corporal central acima de 40° C). Segundo o Inmet, as temperaturas devem registrar 5º C acima da média na região, por mais de cinco dias consecutivos.

De acordo com o meteorologista André Amorim, uma onda de calor são dias consecutivos com altas temperaturas. “Acontece das temperaturas ficarem bastante elevadas, principalmente, no período da tarde. O efeito de calor deste ano deve ser um dos maiores do ano e a temperatura deve chegar na casa dos 40º C em todas as regiões do País”, disse.

Já o Inmet apontou os riscos. “Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, descreve o alerta.

Algumas recomendações devem ser seguidas no período. Entre elas, evitar a prática de atividades ao ar livre entre 10h e 17h, usar protetor solar e aumentar a ingestão de líquidos. Crianças e idosos precisam de atenção especial. Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199).

Confira a lista completa:

1- Aliança Do Tocantins
2- Alvorada
3- Araguaçu
4- Arraias
5- Cariri Do Tocantins
6- Conceição Do Tocantins
7- Dueré
8- Figueirópolis
9- Formoso Do Araguaia
10- Gurupi
11- Jaú Do Tocantins
12- Lagoa Da Confusão
13- Natividade
14- Palmeirópolis
15- Paranã
16- Peixe
17- Sandolândia
18- São Salvador Do Tocantins
19- São Valério
20- Sucupira
21- Talismã

Manaus

No Amazonas, os municípios de Parintins e Borba devem enfrentar temperaturas de até 41º C nas próximas semanas. A capital Manaus, no entanto, tem estimativa com temperaturas entre 23ºC e 36ºC até o dia 7 de outubro, segundo projeções do Clima Tempo.