‘Operação Audácia’: policiais militares do Amazonas são presos por transportar drogas em viaturas

Policial militar do Amazonas flagrado transportando drogas em Manaus (Reprodução)
Carol Veras – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Seis policiais militares do Amazonas foram presos pelo crime de tráfico de drogas, e outros dois seguem foragidos, no âmbito da Operação Audácia, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPF). Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 14, o promotor de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial do órgão, Armando Gurgel, detalhou o esquema do grupo.

De acordo com as investigações, os agentes foram flagrados pela população transportando sacos de fibra que continham tabletes de maconha prensada, no último dia 17 de maio, no bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. Os entorpecentes foram colocados em viaturas da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

“No dia 17 de maio deste ano, a partir das 16 horas, os policiais foram avistados por moradores transportando 17 sacos grandes. Dezesseis deles foram inseridos em uma viatura da polícia militar e um deles foi isolado para ser apresentado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) como álibi”, explicou Gurgel.

PUBLICIDADE
Material apreendido pela polícia (Divulgação)

Na ocasião, os policiais relataram que o material havia sido apreendido durante a fuga de quatro homens, que deixaram as drogas pelo caminho. O promotor comenta que, embora detidos por um caso específico, “podem haver outras ocorrências não identificadas pelas autoridades”.

Contrariando a versão apresentada ao 1° DIP, as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) receberam uma denúncia de que civis que avistaram os policiais utilizando as viaturas como transporte de entorpecentes. Equipes foram ao local e encontraram uma residência que seria de utilização para produzir os entorpecentes. Junto a uma prensa, foram encontradas, também, caixas de armamentos vazias.

Presos

Foram presos durante a operação: os cabos Joel Nunes de Souza e Jhoanerson Fernandes de Oliveira; os 3° sargentos Elizoney Pinheiro da Silva e Wender Bentes da Costa. O 3° sargento Ivan Cruz Souza se entregou pela manhã na portaria do MP-AM, acompanhado de um advogado. À tarde, o 2° tenente Francisco de Assis Mota da Silva também se apresentou. Continuam foragidos: o 2° sargento Fabiano Araújo Negreiros; e o 3° sargento Clovis Matias da Silva.

“Nós vamos investigar a responsabilização administrativa desses policiais, sendo comprovados estes crimes isso pode culminar com a exclusão destes homens dos quadros da polícia militar”, afirmou o coronel da PM Nilo Corrêa.

Leia também: Em Tabatinga, polícia prende envolvido em morte de adolescente indígena
Editado por Adrisa De Góes
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.