Operação contra tráfico de pessoas já resgatou 15 indígenas no AM


27 de julho de 2023
Operação contra tráfico de pessoas já resgatou 15 indígenas no AM
Agentes da Polícia Federal na sede da Asham (Divulgação)
Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium*

MANAUS – Uma operação da Polícia Federal (PF) investiga a Associação Solidária Humanitária do Amazonas (Asham), localizada no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, por suspeita de tráfico de crianças e adolescentes indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km da capital do Amazonas).

A ação conjunta com Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Ordem dos Advogados Brasileiros do Amazonas (OAB-AM), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Conselho Tutelar Oeste, foi deflagrada na tarde desta quarta-feira, 26.

De acordo com a PF, a ação refere-se ao ao desdobramento da Operação Além-Mar, que iniciou no dia 27 de fevereiro, quando a Polícia Federal, o Conselho Tutela Oeste e a Vigilância Sanitária realizaram o resgate de 15 menores indígenas e a retenção de alimentos vencidos na associação, que funcionava sem a autorização para atuar como abrigo para crianças e adolescente.

Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da Asham (Divulgação/PF)
Busca e apreensão

A Polícia Federal já tinha cumprido mandado de busca e apreensão na sede da associação no último dia 12. Na mesma data, os agentes federais também cumpriram mandado na residência de um dos investigados de origem turca, onde fizeram a detenção do passaporte do homem.

O Tráfico de Pessoas é um crime de alta complexidade, que envolve fatores econômicos, sociais,
culturais e psicológicos, demandando a interlocução de diversas instituições do setor público,
bem como de toda sociedade.

A reportagem da REVISTA CENARIUM tentou contato com a Asham via ligação telefônica por meio do contato disponível na página da associação, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.