Operação da Polícia Federal mira tráfico de drogas em sete Estados


27 de abril de 2023
Operação da Polícia Federal mira tráfico de drogas em sete Estados
Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

RIO BRANCO (AC) – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira, 27, a Operação Tricoat II, com a finalidade de investigar organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas interestadual.

Foram mobilizados 101 (cento e um) policiais federais, em sete unidades da federação (Acre, Santa Catarina, Natal, Maranhão, Amazonas, Pará e Piauí) que cumpriram 24 mandados de busca e apreensão, dois mandados de Prisão.

A investigação teve início em janeiro de 2022 e revelou um esquema profissional responsável pelo envio de drogas para Estados, principalmente, da região Nordeste por meio terrestre, bem como apurou a realização de lavagem de dinheiro oriundo da conduta criminosa.

Para lavar o dinheiro proveniente das atividades criminosas, um núcleo – liderado por um empresário acreano – se utilizava de um Mercado sediado em Rio Branco/AC-, a fim de simular um funcionamento regular do estabelecimento para justificar os valores e bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas.

Os investigados movimentaram mais de 37 milhões de reais em suas contas bancárias durante o período apurado, grande parte por meio de transações em espécie. Foi autorizado pela Justiça o Bloqueio de Contas, sequestro de imóveis, terrenos, itens de luxo, bem como carros.

Em razão dos fatos apurados, os investigados serão indiciados pelos crimes de integrar associação criminosa para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico interestadual de drogas, cujas penas somadas podem chegar a 33 anos de prisão.

O nome da operação faz referência à técnica de pintura automotiva em três camadas, em que uma dessas camadas e perolada, normalmente da cor branca. A cor branca e o aspecto perolado remetem a aparência da cocaína que era transportada pelo grupo, e o fato de ser uma pintura automotiva faz alusão ao principal meio de transporte utilizado pelo grupo para o tráfico, veículos automotores.

O trabalho foi desenvolvido e está sendo analisado pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Federal.

(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.