Operação investiga organização criminosa com atuação entre Brasil e Venezuela
Por: Cenarium*
18 de fevereiro de 2025
BOA VISTA (RR) – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Corregedoria da Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira, 18, nos Estados de Roraima, Santa Catarina e Amazonas, a “Operação Publicanos“, que investiga uma organização criminosa com atuação na fronteira entre o Brasil e Venezuela.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista (RR), Pacaraima (RR), Bonfim (RR), Itapema (SC) e Manaus (AM). Além disso, a Justiça Federal determinou o afastamento do cargo de um funcionário público envolvido por 120 dias, o recolhimento do passaporte e proibição de deixar o país para outros dois investigados.
Segundo apurado, os investigados simulavam a exportação visando o recebimento de isenções fiscais, entretanto, os itens retornavam para serem vendidos em território nacional, ocasionando vultosos prejuízos aos cofres públicos e concorrência desleal com o mercado interno.
Foram também identificadas condutas relacionadas a operações de câmbio ilegais e à margem do Sistema Financeiro Nacional, com ingressos no território brasileiro de moeda estrangeira, em espécie, provenientes da Venezuela e não declarada à Receita Federal (e-DBV), representando uma das formas utilizadas pelas empresas investigadas para receber os pagamentos de suas exportações cujas receitas, ainda que expressivas, não foram objeto de nenhum contrato de câmbio.
Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Participam da operação aproximadamente 18 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, e 50 policiais federais.