Operação prende três pessoas e multa empresas por crimes ambientais em Manaus


25 de maio de 2024
Operação prende três pessoas e multa empresas por crimes ambientais em Manaus
Peixes encontrados mortos no Lago do Puraquequara, Zona Leste de Manaus (Reprodução/PC-AM)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Três pessoas, de identidade ainda não confirmadas, foram presas em flagrante nessa sexta-feira, 24, por crimes ambientais em Manaus. A “Operação Água Pura” foi deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em conjunto com a Polícia Federal (PF) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Além das prisões, duas empresas foram embargadas e multadas em cerca de R$ 1 milhão por descumprirem a legislação ambiental.

O flagrante ocorreu no Lago Puraquequara, Zona Leste de Manaus. Segundo a polícia, os presos são os proprietários das empresas, flagranteados pelos crimes de poluição, armazenamento de produtos perigosos e descumprimento de embargo, previstos nos artigos 54, 56 e 68 da Lei Nº 6.605/98. Ainda foram apreendidos três caminhões limpa-fossa e 380 litros de diesel irregular.

Veja as fotos:

De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Juliana Tuma, as investigações iniciaram a partir de denúncia de moradores da Comunidade Coração de Mãe, que repassaram, à polícia, imagens de peixes mortos e a água com coloração diferente na região onde ocorreram os crimes ambientes.

Nas imagens, é possível ver vários peixes mortos ao longo do Lago Puraquequara. Muitos estão espalhados pelas margens, enquanto outros estão agrupados em diferentes pontos do lago. Peixes como jaraquis, tamoatás, piabas, entre outros, foram encontrados sem vida.

Peixes mortos no Lago do Puraquequara (Reprodução/PC-AM)

Conforme explicou a delegada à imprensa, foi solicitado o apoio da Polícia Federal, com sua equipe de perícia, e do Ipaam para verificar o cumprimento da legislação ambiental. No local, foi constatado que as empresas responsáveis pelo tratamento de água e esgoto despejaram os resíduos no lago sem o devido tratamento.

(*) Com informações da Polícia Civil do Amazonas

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.