Operação Verde Brasil 2 apreende madeira no Pará

Carregamento foi encontrado por militares durante a madrugada de Natal (Divulgação/ Forças Armadas)

Com informações da Agência Brasil

BRASÍLIA – Um carregamento de madeira transportado em embarcações foi apreendido pela Operação Verde Brasil 2, das Forças Armadas, no Pará.

Na ação, durante a madrugada do dia 25, militares da Marinha abordaram e detiveram dois comboios na foz do Rio Arapiuns, em Santarém-PA, com duas balsas cada um. As embarcações, que transportavam irregularmente toras de madeiras extraídas na região, foram detidas e escoltadas para Ponta Maria José, a fim de serem avaliadas pelos órgãos ambientais.

PUBLICIDADE

Também no Pará, no município de Itaituba, militares do Exército ocuparam uma madeireira com aproximadamente 42 mil m³ de madeiras apreendidas nesta semana.

A missão, ainda sem previsão de término, teve apoio da Aviação do Exército no transporte dos militares.

Caso

A extração ilegal é uma realidade que não chama mais a atenção do público brasileiro entorpecido pelos crimes cometidos neste ano pelo desgoverno federal genocida. Em novembro passado, a REVISTA CENARIUM publicou reportagem sobre a problemáica.

Leia mais: No Pará, extração de madeira ilegal circula livre pelas águas do rio Tapajós

À época, a reportagem flagrou uma balsa com dezenas de toras de madeira navegando, livremente, pelas águas do rio Tapajos. Os troncos passam próximo de nossas cabeças e nossa bajara começa a balançar perigosamente nas águas do Tapajós. O monstro está desgovernado. Desgoverno. Água entrando na bajara e banhando a câmera.

Mulheres indígenas erguem faixa em protesto contra desmatamento (João Paulo Guimarães/ Revista Cenarium)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.