‘Os manauaras ainda não têm a consciência ambiental’, destaca Chico Preto

"Não há nenhum relevo topográfico mais alto de Manaus do que o aterro sanitário", diz Chico Preto, nesta terça-feira, na sede da Revista Cenarium (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Luciana Bezerra — Da Revista Cenarium

MANAUS — O candidato à Prefeitura de Manaus e vereador, Chico Preto (DC), afirmou durante a Sabatina Técnica ‘Estúdio C’ da REVISTA CENARIUM, nesta terça-feira, 27, que os manauaras ainda não têm consciência ambiental, apesar de Manaus está localizada no centro da maior floresta Tropical do Mundo.

“Quem “pegar” a cidade de Manaus, terá muitos desafios pela frente. Principalmente, os relacionados ao meio ambiente. Já ouvi de amigos o seguinte: vocês moram no berço da floresta amazônica e não sabem cuidar dela como deveriam. Infelizmente precisei concordar. Ainda não temos a consciência daquilo que temos, que está embaixo dos nossos pés e está diante de nossos olhos”, frisa o candidato do DC.

PUBLICIDADE
No centro, o candidato Chico Preto responde as perguntas dos sabatinadores (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Questionado pelo diretor da Associação Conservação da Vida Silvestre (WCS), Carlos Durigan, sobre quais propostas faria em relação à conscientização da população sobre questões ambientais, Chico Preto destacou que se eleito pretende mudar o atual cenário da capital amazonense, que, segundo ele, está complexo. A ideia é implantar nas escolas públicas Olimpíada do Meio Ambiente todos os anos.

“Acredito muito na cultura e na formação de pensamento. Para isso, eu imagino uma olimpíada do meio ambiente nas escolas públicas, trabalhando questões primarias a partir do lixo, dos igarapés, anualmente, e não fazer uma palestra por ano. Desta forma, você vai incutindo novos hábitos na cabeça dos jovens da nova geração que talvez possa preservar melhor o ecossistema. Porque a nossa geração infelizmente falhou”.

O candidato destacou ainda que a cidade de Manaus tem potencialidade enorme na questão ambiental, do turismo de natureza e a Prefeitura pode incluir no roteiro turístico muitas áreas da cidade como Parque do Mindu, que está abandonado, a floresta Adolpho Duque, entre outras. “É preciso valorizar esse patrimônio que é o meio ambiente e precisa ser valorizado com racionalidade, para que a natureza possa se regenerar, dando exemplo para o nosso povo e o turista que chega na nossa cidade perceba o cuidado”.

O candidato do DC criticou também o aterro sanitário de Manaus, apontado por ele, como uma bomba-relógio. Segundo Chico Preto, as últimas administrações foram jogando lixo no local e não tomaram a iniciativa de criar uma outra alternativa fazendo parcerias com setores público-privado.

“O aterro sanitário de Manaus já deu. Queremos saber onde será instalado o novo aterro. Será em parceria com outro município? Esse é um desafio que, se o próximo prefeito não conseguir resolver, ele terá de apontar para um próximo que virá, uma solução sobre esse assunto”, conclui Chico Preto.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.