Pacheco pede socorro aos EUA no combate à Covid no Brasil, em carta a Kamala Harris

Kamala Harris, a vice-presidente dos Estados Unidos (Lawrence Jackson via The White House)

Com informações do Congresso em Foco

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviou nesta sexta-feira (19) uma carta à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pedindo socorro no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil.

“No ofício, pedi que fosse considerada, pelas autoridades norte-americanas, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente”, informou o senador no Twitter.

PUBLICIDADE

Pacheco afirmou que o compartilhamento das doses pode dar um “impulso decisivo” ao esforço de imunizar toda a população brasileira.

“Semelhante gesto humanitário contribuiria não apenas para o aprofundamento dos laços de amizade e cooperação que unem nossos países, mas seria também a forma mais eficaz de conter a propagação da epidemia no seu atual epicentro. Toda a comunidade internacional ganharia, em segurança sanitária e estima moral, com inciativa de tamanha relevância e grandeza.

A morte de Major Olímpio (PSL-SP) em decorrência da Covid-19 nesta quinta-feira (18) fez com que senadores aumentassem a pressão sobre Pacheco pela instauração da CPI da Covid-19, que segue engavetada na Casa, mas já conta com assinaturas suficientes para funcionamento.

Em reunião de líderes do Senado dessa quinta-feira (18), antes da notícia sobre a morte de Major Olímpio, Pacheco foi mais uma vez cobrado a instalar a CPI para apurar as omissões do governo federal na pandemia. O mineiro não se comprometeu, mas disse que vai conversar com Jair Bolsonaro e representantes de outros poderes para criar um gabinete de crise.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.