Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
27 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Trinta e três municípios do interior do Amazonas têm casos confirmados de Covid-19, totalizando 602 casos, sendo 41 óbitos até esta quinta-feira, 23, quase um mês após a primeira morte pela doença no Estado. Para combater o vírus, prefeitos têm adotado medidas mais restritivas, como o toque de recolher e a descontaminação de locais públicos.

Manaus, com 2.888 casos e 193 mortes, segue sendo a principal cidade afetada pela pandemia.

Parintins, a primeira cidade do AM com morte confirmada no dia 24 de março, atendeu o pedido do Ministério Público do Estado (MP-AM), e adotou, nos horários de 20h às 6h, toque de recolher, um dia após o registro de falecimento do empresário Geraldo Sávio.

A medida foi alterada no último dia 8 de abril para os horários de 18h às 6h e prorrogada até o dia 30 deste mês, podendo sofrer novo adiamento.

Veja também: Amazonas bate recorde e soma 409 casos de Covid-19 em 24h

De acordo com o último boletim oficial da Covid-19 divulgado pela prefeitura, por meio de suas redes sociais nessa quinta-feira, 23, Parintins tem 44 casos confirmados, três óbitos e 22 pessoas curadas da doença.

Segundo o prefeito Bi Garcia (PSDB), para coibir o avanço da proliferação do novo Coronavírus, a prefeitura tem atuando diretamente no cumprimento da quarentena. Estabelecimentos não essenciais, conforme medida do governo do Amazonas, estão com funcionamento restrito.

“A fiscalização é feita diretamente pela Vigilância em Saúde e tem uma participação essencial da Polícia Militar. Também fazemos diariamente a desinfecção de vias e logradouros públicos. Porto e bancos são descontaminados todos os dias com hipoclorito de sódio”, esclareceu Bi Garcia à REVISTA CENARIUM.

Preocupação

Garcia afirmou que a proliferação da pandemia o tem preocupado. “O vírus tem nos preocupado bastante. Desde o início dessa pandemia adotamos (medidas) para melhorar nossa estrutura de saúde com compra de equipamentos para o hospital referência. Outra medida adotada é a distribuição de 30 mil máscaras à população com o claro objetivo de diminuir o contágio pelo vírus”, finalizou.

COMBATE AO CORONAVÍRUS❌😷🚧✅Por determinação do prefeito Bi Garcia, a Secretaria Municipal de Assistência Social,…

Publicado por Prefeitura de Parintins en Jueves, 23 de abril de 2020
Prefeitura doando máscaras ao presídio do município

Manacapuru, localizada na região metropolitana de Manaus, às margens do rio Solimões, é a cidade do interior do estado com maior incidência de casos e mortes por habitantes. O último boletim epidemiológico do município divulgado hoje, 23, mostra a confirmação de 238 casos, sendo 14 mortes por Covid-19 na região.

O município também registra mais de 72 curados. Segundo a prefeitura, as medidas preventivas têm sido feitas com a distribuição de máscaras, bloqueio de vias de acesso aos bancos para evitar aglomerações de pessoas, além do toque de recolher decretado pelo prefeito Beto D’Angelo (Pros) até o dia 30 de abril, nos horários de 20h às 6h da manhã.

Em Itacoatiara, o número de pacientes que testaram positivo para a Covid-19 é de 56, sendo 5 mortes e 37 curados, segundo boletim da prefeitura desta quinta-feira, que passou a adotar novos critérios nos enterros durante o período da pandemia.

Desde o dia 21, conforme divulgado pela prefeitura, a administração do cemitério Divino Espírito Santo de Itacoatiara, no bairro Colônia, limitou a 10 o número de pessoas que poderão comparecer em cerimônias de enterro.

“Este protocolo é válido tanto para falecidos por Covid-19, quanto para falecidos de outras causas. Entendemos o momento delicado, mas precisamos seguir os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus”, diz a prefeitura em comunicado.

Ao som de CAMPEÃO, VENCEDOR, entoado pelos profissionais da saúde de Itacoatiara. 03 pacientes de Covid-19 receceram…

Publicado por Prefeitura Municipal de Itacoatiara – AM. en Miércoles, 22 de abril de 2020

Sem casos

Apesar dos casos do novo Coronavírus estarem presentes em mais de 50% dos municípios do Amazonas, outras prefeituras do interior, que não têm registro da pandemia, têm adotado medidas preventivas. Em Envira, por exemplo, que tem uma população estimada em 20 mil habitantes, até esta quinta-feira, não registrou infecção pelo vírus.

“Mesmo sem casos, estamos adotando todas as medidas restritivas estabelecidas pelo governo do Amazonas, como o distanciamento e isolamento social, além de educar a população quanto as formas de prevenção, como lavar sempre as mãos, evitar tocar no rosto, entre outras maneiras de se prevenir”, destacou o prefeito Ivon Rates (PROS) à reportagem.

Segundo a prefeitura, por determinação do gestor, o mercado municipal de Envira será desinfectado na próxima segunda-feira, 27, por haver constante aglomeração de pessoas.