Pandemia empurrou indústria brasileira da 9ª para 14ª posição, aponta estudo

Escassez de produtos como semicondutores, insumos e autopeças se agravou com aumento dos preços e do frete, além da indisponibilidade de contêineres. (Pixabay/ Divulgação)

Com informações da Agência Estado

São Paulo – Nos últimos 15 anos, a indústria brasileira foi da 9ª posição, entre as maiores do mundo, para a 14ª. No mesmo período, a participação do País na manufatura global caiu quase pela metade: de 2,2% para 1,3% , segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). E um dos principais fatores, foi a pandemia do novo Coronavírus em 2020.

Entre outros problemas, duas crises fortes e sequenciais – a de 2015/2016 (do Governo Dilma) e a de 2020 (da pandemia) -, ceifaram empregos, lançamentos, inovação e investimentos, que de tão pequenos foram incapazes de repor a depreciação das fábricas. Com menos força, o valor que adicionam à economia encolheu 1,5% ano após ano, entre 2005 e 2020.

PUBLICIDADE

Parte considerável dos países emergentes foi na direção oposta, como mostra o amplo estudo do Iedi. Agora, o pós-pandemia tende a agravar a situação, com as nações desenvolvidas trabalhando para levar a indústria de volta a seus territórios.

“Em poucos meses, a pandemia criou um pandemônio em toda a cadeia global de produção, logística e comércio”, diz Glauco Arbix, coordenador da área de humanidades do Centro de Inteligência Artificial da USP. “As grandes economias perceberam a importância de ter fábricas perto do consumidor, para depender menos da logística globalizada”, explica.

A resposta das grandes potências, diz Rafael Cagnin, economista do Iedi, foi rápida. A estruturação dos planos de Biden, nos EUA, o de recuperação da União Europeia e o quinquenal de crescimento da China reforçou o dinamismo econômico do hemisfério Norte.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.