‘Papa é autoridade moral’, diz enviado de Biden sobre a luta contra mudanças climáticas

O enviado dos Estados Unidos se encontrou com o Papa no Vaticano um dia após reunião com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi (Handout/AFP)

Com informações do O Globo

VATICANO — O Papa Francisco é uma “autoridade moral” na luta contra a mudança climática, disse o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, ao Vaticano no sábado, após uma reunião com o Pontífice.

“O Santo Padre é uma das vozes mais poderosas do planeta, se não a mais poderosa”, disse Kerry em entrevista ao portal do Vaticano. 

PUBLICIDADE

“Estando acima da política e fora dos conflitos nacionais, acho que pode sacudir as pessoas e trazê-las para a mesa de negociações com maior senso de dever comum”, disse Kerry, que está em uma turnê europeia que ainda inclui Reino Unido e Alemanha depois da Itália.

O enviado dos Estados Unidos se encontrou com o Papa no Vaticano um dia após reunião com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi. 

“O Papa é uma das grandes vozes da razão e uma autoridade moral convincente na questão da crise climática”, disse Kerry, acrescentando que acredita que o pontífice participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em novembro. 

“Precisamos de todos nesta luta. Todos os líderes do mundo têm que se unir e cada País tem que fazer a sua parte”, acrescentou. 

O Papa disse que as mudanças climáticas são “um dos principais desafios que a humanidade enfrenta” hoje.  

Ele repreendeu os países industrializados e afirmou que, por outro lado, são os pobres dos países em desenvolvimento que sofrerão os piores efeitos climáticos.

No mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que a maior economia do mundo reduziria as emissões que provocam a mudança climática entre 50% e 52% para 2030, duplicando, assim, os compromissos assumidos anteriormente pelo País.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.