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3 de dezembro de 2021
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Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – A AGÊNCIA CENARIUM iniciou nesta semana o processo de certificação das normas internacionais ISO 9001 e ISO 14001. Com o processo, práticas internas serão voltadas à melhoria de processos e estruturação da empresa para uma gestão eficiente, fator que contribuirá para a melhor geração de conteúdo aos leitores e parceiros, adequando também as responsabilidades da empresa na redução do impacto ao meio ambiente.

A sigla ISO é a abreviação do conceito em inglês para International Organization for Standardization, que significa, em tradução livre, Organização Internacional de Padronização, uma entidade formada por uma associação de 162 organismos de normalização. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A obtenção da certificação ambiental reforçará o compromisso da CENARIUM com a biodiversidade (Reprodução/Internet)

Entre as normas que serão implantadas na CENARIUM está a ISO 9001, voltada para implementar diretrizes e requisitos para um sistema de gestão de qualidade, com foco na satisfação do cliente. Enquanto a ISO 14001 trata de colocar em prática as diretrizes e requisitos para melhor gestão ambiental, com foco na prevenção da poluição e na proteção do meio ambiente.

Certificação

Entre as vantagens da ISO 14001 está o aprimoramento de políticas ambientais dentro da empresa, para buscar competitividade internacional, sustentável e sem agressões ao meio ambiente. Além disso, as normas garantem um crescimento eficaz e gastos desnecessários.

Além disso, as ISOs visam aumento de rentabilidade, melhora na imagem da empresa, cumprimento da legislação ambiental, além da satisfação do cliente. Para alcançar esse objetivo, a CENARIUM contará com a consultoria da empresa Exithus, do economista Marcus Evangelista, presidente do Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon-AM).

O alinhamento do processo por meio da ISOs garante padronização e compromisso com o desenvolvimento corporativo (Divulgação/Assessoria)

“É necessário implementar um conjunto de ações que correspondam aos requisitos exigidos para certificação, feita por uma auditoria certificadora. Fornecedores, parceiros, bem como a estrutura organizacional de liderança e o engajamento de colaboradores são fundamentais para garantir o sucesso da ISO”, explica o especialista.

Compromisso

Na avaliação da diretora-geral da CENARIUM, jornalista Paula Litaiff, garantir a certificação significa reforçar o compromisso da empresa com o desenvolvimento corporativo, pessoal, bem como tornar o ambiente jornalístico mais padronizado e alinhado com as tendências mercadológicas.

“A certificação vai nos levar a uma padronização de processos, algo que já é comum em outros segmentos, mas pouco usado no meio jornalístico. Isso nos dará mais propriedade e autoridade como marca e vai reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento corporativo”, finalizou Litaiff.