Pará reconhece situação de emergência em três cidades após fortes chuvas


Por: Fabyo Cruz

25 de junho de 2025
Pará reconhece situação de emergência em três cidades após fortes chuvas
As chuvas foram classificadas pelo Código Brasileiro de Desastres (Cobrade) como tempestades locais/convectivas (Amanajás / Ag.Pará | Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

BELÉM (PA) – Três municípios do Pará tiveram reconhecida, pelo governo do Estado, a situação de emergência em decorrência de chuvas intensas que provocaram alagamentos, danos estruturais e impactos socioeconômicos em diversas comunidades. Os decretos que homologam a situação nos municípios de Altamira, Mojuí dos Campos e Vitória do Xingu foram publicados na edição desta quarta-feira, 25, do Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a homologação, o governo estadual formaliza a situação relatada pelos próprios municípios e autoriza a adoção de medidas emergenciais para enfrentamento da crise. O reconhecimento também abre caminho para que as prefeituras solicitem apoio financeiro e técnico junto ao Estado e à União para socorrer a população afetada, recuperar áreas danificadas e restabelecer serviços essenciais.

Os eventos climáticos foram classificados pelo Código Brasileiro de Desastres (Cobrade) como tempestades locais/convectivas — chuvas intensas (1.3.2.1.4). Esse tipo de ocorrência costuma provocar enxurradas súbitas, deslizamentos de encostas e colapsos de infraestrutura urbana e rural, especialmente em áreas vulneráveis e de ocupação precária.

No caso de Vitória do Xingu, a prefeitura municipal estimou que mais de 7,4 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos alagamentos. As áreas mais afetadas incluem bairros como Centro, Bela Vista, Jardim Dall’Acqua, Nova Conquista e Nova Vitória I e II.

Decreto Municipal de Vitória do Xingu (Foto: Reprodução)

A zona rural, onde vivem pequenos produtores e famílias que dependem da agricultura de subsistência, também sofreu perdas significativas. As chuvas prejudicaram o escoamento da produção, comprometeram a trafegabilidade em estradas vicinais e agravaram ainda mais a já difícil situação socioeconômica da população local.

Em Altamira, a situação não foi diferente. O decreto municipal, agora homologado pelo Estado, relata impactos severos nas zonas urbana e rural, com transtornos à mobilidade, desabrigados e perdas materiais. Já em Mojuí dos Campos, as chuvas atingiram principalmente comunidades da zona rural, também exigindo a mobilização de equipes de Assistência Social e Defesa Civil para minimizar os danos.

Imagem aérea do município de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Com a publicação dos decretos estaduais, os municípios passam a ter respaldo legal para executar ações emergenciais como a contratação direta de serviços, aquisição de materiais e obras de recuperação — todas sem a necessidade de licitação, conforme previsto na legislação federal e estadual para casos de calamidade pública. O prazo de vigência das situações de emergência é de 180 dias.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Vitória do Xingu justificou a decretação de emergência com base em relatório técnico que atesta a gravidade da situação e a necessidade de medidas urgentes para proteger a população e restaurar a normalidade. Entre as ações autorizadas estão o uso de propriedades particulares em caso de perigo iminente e a penetração forçada em residências para salvamento e evacuação, com garantia de indenização posterior, se necessário.

Os decretos estaduais levam em consideração, além dos decretos municipais (estabelecidos em março e maio deste ano), as portarias federais 260/2022 e 3.646/2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que regulamentam os critérios para reconhecimento de desastres naturais e acesso a recursos da Defesa Civil Nacional.

Leia mais: Enchente isola famílias em comunidades de cidades do Pará
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.