Paraguai convoca embaixador do Brasil por caso de espionagem


Por: Cenarium*

01 de abril de 2025
Paraguai convoca embaixador do Brasil por caso de espionagem
O embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho deverá esclarecer o suposto caso de espionagem (Deivulgação/Senado Federal)

MANAUS (AM) – O Paraguai anunciou a convocação do embaixador do Brasil no país, José Antônio Marcondes, para dar explicações a respeito de suposto caso de espionagem realizado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) contra o país vizinho.

Convocamos o embaixador do Brasil no Paraguai para que ofereça explicações detalhadas sobre a ação de inteligência levada a cabo pelo Brasil mediante a entrega de uma nota oficial para que explique as ações desenvolvidas no marco dessa ordem por parte do governo Brasil”, afirmou o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 1º.

Questionado por jornalistas, o chanceler afirmou que considera a ação uma violação do direito internacional. Nesta segunda, 31, o governo paraguaio afirmou não ter indícios de ações brasileiras.

Lezcano disse ainda que as negociações do Anexo C do tratado de Itaipu Binacional ficam suspensas até que o Brasil dê respostas sobre o assunto —há previsão de que ele seja assinado até o fim de maio.

O Paraguai cobre esclarecimento do Brasil sobre a suposta espionagem feita pela Abin (Divulgação/Agência Brasil)

Procurado nesta terça-feira, o Itamaraty não respondeu. A reportagem será atualizada com posicionamento do ministério.

A avaliação de integrantes do governo brasileiro que acompanham as conversas com o Paraguai é que esse movimento é um esforço do governo paraguaio para dar algumas respostas internas diante das revelações. Em alguma medida, o caso é visto como uma brecha para dar uma posição mais favorável ao Paraguai na negociação do tratado.

O caso foi revelado em reportagem do UOL. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nega que a ação tenha ocorrido durante o atual mandato e diz que ela foi autorizada em junho de 2022, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O governo diz ainda que a medida foi tornada sem efeito pelo diretor interino da agência em 27 de março de 2023, “tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”.

Leia mais: Governo Lula nega envolvimento em ação hacker contra Paraguai

(*) Com informações da Folha de São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.