Parintins 2025: ‘Toada do Milton’ encerra programação celebrando cultura do AM


Por: Cenarium*

30 de junho de 2025
Parintins 2025: ‘Toada do Milton’ encerra programação celebrando cultura do AM
O apresentador Milton Cunha (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Emoção, diversão, entretenimento e muito conhecimento marcaram os quatros episódios do programa “Toada do Milton”. A atração foi uma iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

A revista eletrônica comandada pelo artista Milton Cunha foi transmitida entre os dias 26 a 29 de junho, pelo canal oficial da UEA, no YouTube, pelo Amazonsat e, também, pelos portais G1 e Amazônia, sempre das 14h30 às 16h30, diretamente do estúdio de vidro da universidade que ficou localizado entre os dois maiores templos religiosos e culturais de Parintins: a catedral e o Bumbódromo. Para quem não conseguiu acompanhar a atração, todos os episódios do “Toada do Milton” já estão disponíveis no YouTube da UEA.

Milton Cunha durante lançamento do programa “Toada do Milton” (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Durante os quatro dias de transmissões, passaram pelo programa autoridades políticas, artistas locais e nacionais como Fafá de Belém, Fábio Pochat, Isabel Fillardis, Léo Bittencourt, Adanilo Reis, Amaury Lorenzo, entre outros, além dos itens oficiais dos bois e admiradores da cultura popular parintinense. A atração marca, no Festival de Parintins, uma grandiosa imersão e celebração a um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo.

Projeto acadêmico

O programa “Toada do Milton”, além de ser uma ferramenta que mostrou a importância do ensino, pesquisa e extensão universitária no cotidiano do festival, destacou a produção e difusão da cultura e do conhecimento, além da expressão folclórica da universidade, para a região Norte, por meio de um grande pesquisador.

O projeto Parintins de 2025 marcou, ainda, a presença da UEA com expressão nacional, a partir da participação de Milton Cunha, ícone da cultura brasileira e um estudioso das festas populares do País.

Conheça alguns dos quadros que deram o tom irreverente e amazônico ao “Toada do Milton”: “Estouro da boiada“, “Miolo dos bois“, “Tô brocado“, “Berrante histórico“, “Mugido do boi“, “Mecenas“, “Acredite se quiser“, “Criador e criatura“ e “Universidade cabocla“.

Leia mais: Milton Cunha, em parceria com a UEA, lança programa ‘Toada do Milton’
(*) Com informações da UEA

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.