Parintins decreta ‘Calamidade Pública’ por 180 dias e prorroga quarentena

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A prefeitura de Parintins decretou nesta quarta-feira, 29, “Estado de Calamidade Pública” pelo período de 180 dias, devido ao rápido avanço da pandemia da Covid-19, vírus que causa a doença, na cidade. A informação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios (DOM).

Após 145 pessoas serem infectadas com a doença no município e confirmar mais duas mortes, chegando ao total de 10 óbitos pela doença, o prefeito Bi Garcia (PSDB) decidiu prorrogar a quarentena na cidade por mais 30 dias. o Anúncio foi feito durante o encontro do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus nesta quarta.

Segundo informações à REVISTA CENARIUM, a medida ainda será publicada no DOM, tendo em vista que o decreto de prorrogação deixa de vigorar ao final deste mês.

“Todas as autoridades de saúde do Brasil e do estado do Amazonas estão definindo que o pico (da Covid-19) no Amazonas será em maio. Então não tem como afrouxar o isolamento social. Os decretos serão prorrogados por mais 30 dias, até o final de maio. E tem decreto que vai até o final de junho. Isso tudo depende de como vai se comportar a capital do estado, de como as autoridades de lá estão controlando a contaminação”, pontuou Bi Garcia.

Bi Garcia também anunciou a proibição total da chegada de passageiros em Parintins oriundos de outros municípios.

“A partir de sexta-feira desta semana, a Representação do Município não irá mais autorizar passageiros que não comprovem a volta de tratamento de saúde. Só poderão voltar passageiros que estavam em tratamento. Eles terão que ter uma indicação médica, atestado, ou coisa parecida, para comprovar que já foram atendidos e precisam retornar ao município de Parintins”, finalizou.

Decreto

De acordo com o art. 1º do decreto municipal Nº 017/2020, a prefeitura declara estado de calamidade pública tomando por base as informações lançadas no Formulário de Informações de Desastres (FIDE) do Sistema Integrado de Desastres (SID), em virtude do desastre pacificado com o grupo biológico/epidemias e tipo de doenças infecciosas virais (Covid-19).

“Este Decreto tem a finalidade de promover, conforme determinação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação frente à pandemia do novo Coronavírus, causador da doença denominada Covid-19”, diz o artigo 2º do decreto.

Covid-19

O município, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), tem avançado rapidamente no número de casos e mortes confirmadas por Coronavírus.

Somente nas últimas 24h, Parintins registrou 26 novos pacientes infectados com a Covid-19, além de duas novas mortes, chegando ao total de 145 pessoas com a doença e 10 óbitos. Apesar disso, a cidade tem, também, 33 pessoas recuperadas.

Veja a publicação:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO