Parintins prorroga ‘toque de recolher’ sem validade para festas de Natal e Ano-Novo

O decreto está publicado na edição desta terça-feira, 22, no Diário Oficial dos Municípios (Divulgação)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Prefeitura de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) prorrogou o ‘toque de recolher’ das 24h às 5h até o dia 5 de janeiro de 2021. A medida no entanto, não será exigida nas vésperas do Natal e Ano-Novo, ou seja, nos dias 24 e 31 de dezembro deste ano, respectivamente. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira, 22, no Diário Oficial dos Municípios (DOM)

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Bi Garcia (DEM), a decisão de prorrogar o recolhimento domiciliar obrigatório foi tomada pelo comitê de enfrentamento à pandemia da Covid-19 de Parintins, após manifestação do Ministério Publico do Amazonas (MP-AM) e já está em vigor.

PUBLICIDADE

Apesar de não exigir que a medida seja cumprida nas festas de fim de ano, a prefeitura explicou que considerou a “necessidade de resguardar o interesse da coletividade na prevenção e no contágio do coronavírus (Covid-19)”.

O decreto expressa, ainda, que a flexibilidade de liberar o toque de recolher não permite a organização e execução de festas públicas ou privadas em bares, boates, clubes, currais, praças públicas ou qualquer logradouro no âmbito do município de Parintins, sob pena de aplicação de multa.

Permanecem suspensos eventos de qualquer natureza, público ou privado, governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, lazer e comerciais; além de programas sociais voltados aos idosos; visitas nos hospitais e sistema prisional; e atividades em boates, casas noturnas e similares.

Atividades de parquinhos de diversão e estabelecimentos similares destinados à recreação e lazer também seguem suspensas. O uso de máscaras continua sendo obrigatório, conforme estipula o decreto.

Covid-19

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Parintins ocupa a segunda posição na lista dos municípios que têm mais casos confirmados da Covid-19, com 7.143 infectados. A cidade está atrás apenas do município de Coari, que tem 8.230 casos da doença. Em números de mortes, Parintins também é o segundo com mais registros, com 160 óbitos; Manacapuru é o primeiro, com 171.

No Amazonas, por sua vez, são 192.327 infectados pelo novo COronavírus até essa segunda-feira, 21, sendo 77.167 de Manaus (40,12%) e 115.160 do interior (59,88%). O Estado registra o total de 5.094 mortes, 3.247 óbitos em Manaus, e 1.847 mortes confirmadas nos 61 municípios amazonenses.

Confira o decreto:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.