Parlamentar quer diminuir impactos de Projeto de Lei à Área Indígena São Marcos, em Roraima

Joênia Wapichana foi eleita deputada estadual por Roraima e referência mundial em Direitos Humanos pela ONU (ONU/Reprodução)
Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA – A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) está preocupada com as consequências que podem surgir caso o Projeto de Lei (PDL) 28/2019, que exclui da Terra Indígena São Marcos a sede do município de Pacaraima, seja aprovado pela Casa Legislativa. A parlamentar já apresentou, esta semana, o voto em separado pela inadmissibilidade e rejeição do PDL 28 que, de acordo com a parlamentar, apresenta vários vícios e é inconstitucional. 

O PDL está em pauta no plenário da Câmara desde o dia 30 de junho e, de lá  para cá, parlamentares que também não concordam com a proposta têm se posicionado à favor das Comunidades Indígenas. Uma das principais reivindicações das lideranças é a realização de consulta pública aos povos afetados, conforme diretrizes da Convenção de n° 169 da Organização Internacional do Trabalho. A deputada também solicita que seja criado um Grupo de Trabalho para avaliar os danos causados aos indígenas pelo estabelecimento da sede municipal dentro do perímetro da terra indígena. 

Para o deputado federal José Ricardo (PT-AM), autor de uma audiência pública realizada no início deste mês para tratar do assunto, o PDL é inconstitucional já  que a  iniciativa para tratar de matéria dessa natureza e do Poder Executivo. O parlamentar acredita que,  embora tenham parlamentares que se posicionam a favor da matéria, o governo pode vetar por ser inconstitucional. 

PUBLICIDADE

O Ministério Público em Roraima também defende a tese de que o PDL é  inconstitucional uma vez que o Decreto Legislativo não pode limitar ato de demarcação de terra Indígena. O órgão tem acompanhado a tramitação do PDL, assim como atuado em diversas ações judiciais sobre o município de Pacaraima, que continuarão a tramitar independente da aprovação do PDL.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.