Parlamentares do AM são confirmados na equipe de transição do Governo Lula
09 de novembro de 2022

Da Revista Cenarium*
MANAUS – Líder da bancada do Amazonas no Congresso, o senador Omar Aziz (PSD-AM) confirmou nesta quarta-feira, 9, que aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da equipe de transição no Grupo Técnico de Segurança Pública. Além do ex-governador, o deputado federal pelo Estado Marcelo Ramos (PSD) vai integrar a equipe temática de indústria e comércio.
No Senado, Omar ajudou na criação e foi eleito presidente da Comissão de Segurança Pública, pautando seu mandato na importância de investimentos nas áreas de fronteira.
“Vou participar da equipe de transição temática de segurança pública porque é uma coisa importante que eu domino bem. O deputado federal Marcelo Ramos vai integrar a equipe temática de indústria e comércio, o que é importante, pois essa área trata da Zona Franca de Manaus. Com isso, o Amazonas consegue participar, diretamente, da transição naquelas peculiaridades que mais nos aflige, na questão da indústria e da segurança”, detalhou Omar.
Omar Aziz tem vasta experiência na área: criou o premiado Programa Galera Nota 10, quando secretário de Estado de segurança pública. Como governador do Amazonas, criou o Ronda no Bairro.
O parlamentar esteve reunido com o presidente eleito nesta quarta-feira e falou sobre o que foi discutido no encontro. “Discutimos, principalmente, a PEC para manutenção do bolsa-família de R$ 600 e mais ajuda para famílias que têm crianças de até 6 anos. Acredito que vai passar nas casas parlamentares e os benefícios dos brasileiros serão mantidos. Vamos construir isso com todos os partidos e fazer o nosso País avançar”, disse.

Gabinete de transição
O Gabinete de Transição Governamental tem a missão de ajudar o presidente Lula a planejar seu próximo governo e tem como coordenador-geral, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. A equipe conta com outros quatro coordenadores com funções específicas, um Conselho Político e 31 Grupos Técnicos, geridos de forma colegiada.
A presidente do PT e responsável pela coordenação de articulação política do Gabinete de Transição, a deputada federal Gleisi Hoffmann já havia confirmado na terça-feira, 8, a participação do Partido Social Democrático no processo, após uma “ótima conversa” com o presidente do PSD, Gilberto Kassab.