Parque no Pará fecha após morte de ave com suspeita de gripe aviária


Por: Cenarium*

12 de junho de 2025
Parque no Pará fecha após morte de ave com suspeita de gripe aviária
Espécie mutum-cavalo (pauxi tuberosa) (Reprodução)

MANAUS (AM) – O Museu Paraense Goldi anunciou nessa quarta-feira, 11, o fechamento temporário do Parque Zoobotânico, no Pará, após a morte de uma ave da espécie mutum-cavalo (pauxi tuberosa), em decorrência de um comprometimento respiratório. As autoridades sanitárias locais trabalham com a hipótese de uma infecção por gripe aviária.

Em nota, a administração do museu disse que a equipe veterinária do parque encontrou um exemplar adulto da ave com dificuldades de respiração. Durante o exame clínico, a ave faleceu e o caso foi notificado à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, que coletou material biológico para análise.

Em casos de suspeita da doença, o protocolo de biossegurança do Ministério da Agricultura exige que o local seja fechado até que o resultado dos exames laboratoriais sejam divulgados —o que deve acontecer em 72h.

A reabertura do Parque Zoobotânico ou a indicação de novas medidas sanitárias dependerá da avaliação, a partir do resultado destes exames”, disse o museu em nota.

Segundo o museu, a ave era moradora antiga do local.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.