Parte do Porto Flutuante de Manaus se rompe e naufraga; caminhoneiros e usuários saem às pressas do local

Imagens do local (Reprodução)
Eliziane Paiva — Da Revista Cenarium

MANAUS — No fim da tarde dessa sexta-feira, 17, o Cais das Torres, no Porto de Manaus, popularmente conhecido como “Roadway de Manaus”, com acesso pela Avenida Floriano Peixoto, Centro, teve parte de uma de suas plataformas naufragada após rompimento da pista utilizada para embarque. Motoristas, passageiros e caminhoneiros que estavam no local no momento do acidente precisaram sair às pressas, e embarcações foram rapidamente desatracadas.

Ainda não há indícios que justifiquem as causas do acidente, mas vídeos divulgados na internet mostram um suposto furto de boias utilizadas na sustentação do cais. Em comunicado, a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) disse que “sem precisar ainda as causas, um dos cais flutuantes do Porto Público de Manaus, denominado Cais das Torres, teve um dos seus trechos naufragado, porém se encontra preso ao seu sistema de amarração”.

Nas imagens, as fissuras que acarretaram o afundamento do Roadway de Manaus foram rompidas lentamente, sem causar danos em carros ou barcos, porém causando grande espanto em quem estava no local; de acordo com a direção do Porto, ninguém saiu machucado. “Informamos que não houve feridos, nem prejuízos materiais a terceiros, tendo as embarcações e veículos que estavam no local, no momento, tido tempo de serem evacuados e desatracados, diante da surpresa geral de quem conhece as sólidas estruturas flutuantes do Porto”, comunicou a unidade portuária.

PUBLICIDADE

Os motivos estão sendo investigados e o representante da entidade competente reforça que especialistas estão no local para avaliar o que ocasionou o desastre. “A SNPH esclarece que está presente no local, desde o início do acidente, com seus diretores, técnicos e seu equipamento aquaviário, dando todo o suporte logístico às empresas arrendatárias do Porto”, finalizou em nota.

Veja o comunicado na íntegra:

COMUNICADO

Comunicamos à Sociedade Amazonense que por volta das 17 h desta sexta-feira, dia 17 de junho de 2022, sem precisar ainda as causas, um dos cais flutuantes do Porto Público de Manaus, denominado Cais das Torres, teve um dos seus trechos naufragado, porém se encontra preso ao seu sistema de amarração.

Informamos que não houve feridos, nem prejuízos materiais a terceiros, tendo as embarcações e veículos que estavam no local, no momento, tido tempo de serem evacuados e desatracados, diante da surpresa geral de quem conhece as sólidas estruturas flutuantes do Porto.

A SNPH – Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias, na qualidade de representante da Autoridade Portuária do Governo do Estado do Amazonas, esclarece que está presente no local, desde o início do acidente, com seus diretores, técnicos e seu equipamento aquaviário, dando todo o suporte logístico às empresas arrendatárias do Porto. 

Manaus, 17 de junho de 2022.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.