Parte dos brasileiros ‘não está preparada para fazer quase nada’, diz Bolsonaro sobre desemprego


06 de janeiro de 2021
Parte dos brasileiros ‘não está preparada para fazer quase nada’, diz Bolsonaro sobre desemprego
O presidente da República, Jair Bolsonaro, em uma visita técnica ao Ministério da Saúde, nesta terça-feira (Pablo Jacob/ Reprodução)

Com informações do O Globo

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, 6, que um dos motivos para o desemprego alto no país é que parte dos brasileiros “não está preparada para fazer quase nada”.

Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, ele criticou o alto número de ações trabalhistas no país e afirmou que ser patrão no Brasil “é uma desgraça”, repetindo uma visão que já externou em outras ocasiões sobre dificuldades que diz serem enfrentadas por empregadores.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), divulgada no fim do mês passado pelo IBGE, o índice de desemprego no Brasil chegou a 14,3% em outubro. Há cerca de 14 milhões de brasileiros em busca de trabalho.

“É um país difícil de trabalhar. Quando fala em desemprego, é alto por vários motivos. Um é a formação dos brasileiros. Uma parte considerável não está preparada para fazer quase nada. Nós importamos muitos serviços”, disse Bolsonaro.

Ele estava acompanhado do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Levi, que comentou um ponto da reforma trabalhista de 2017. Até então, o trabalhador que recorria à Justiça do Trabalho não tinha ônus se perdesse. 

A partir da reforma, passou a ter que arcar com as custas processuais em caso de derrota. Segundo Levi, isso diminuiu a quantidade de processos trabalhistas. Bolsonaro então acrescentou:

“O Brasil tinha mais ações trabalhistas que o mundo todo junto. Vá ser patrão num país desse. Ser patrão é uma desgraça”.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.