Partidos confirmam datas de convenções que vão definir candidatos em Mato Grosso


26 de julho de 2024
Partidos confirmam datas de convenções que vão definir candidatos em Mato Grosso
Da esquerda para direita, Lúcio Cabral (PT), Abílio Brunini (PL) e Eduardo Botelho (UB) (Composição de Paulo Dutra/Cenarium)
Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) — As principais siglas que vão concorrer as eleições municipais deste ano confirmaram as datas das convenções e devem oficializar candidaturas para prefeitos e vereadores a partir deste sábado, 27, em Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso. A Justiça Eleitoral definiu o período de escolha dos candidatos e registros entre 20 de julho e 05 de agosto.

A primeira convenção confirmada é do MDB, em Cuiabá, neste sábado, na Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM). O partido deve oficializar o nome de Domingos Kennedy como candidato para disputar a prefeitura. No mesmo dia, na Câmara de Cuiabá, os correligionários do Democracia Cristã (DC) devem escolher o ex-deputado federal Victório Galli na disputa pelo Executivo da capital mato-grossense.

Na quinta-feira, 1º de agosto, em Várzea Grande, segunda maior cidade do Estado, vizinha de Cuiabá, será de convenção do MDB, que tentará reeleger o prefeito do município, Kalil Baract. O União Brasil também faz convenção na mesma data, que confirmará o vice do atual prefeito. No mesmo dia, será realizada a convenção do PL, para oficializar o nome da empresária Flávia Moretti, para concorrer na cidade.

Na sexta-feira, 2, é a vez da Federação do PSDB/CIDADANIA fazer convenção. O nome mais cotado é do deputado estadual pelo PSDB, Carlos Avallone. No sábado, 3, o Partido dos Trabalhadores (PT), de Cuiabá, vai oficializar a candidatura do deputado estadual Lúcio Cabral, que está na Federação Brasil da Esperança, junto com o PV e PCdoB. O deputado também foi a escolha do PT Nacional, com indicação da presidente do partido Gleisi Hoffmann.

Prefeitura de Cuiabá terá novo prefeito em 2025. (Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá)

Também no sábado ocorre a convenção do Podemos, em Cuiabá, que deverá apresentar apenas nomes para o Legislativo. A situação é a mesma do Republicanos e do PSB, que realizam as escolhas dos candidatos no mesmo dia na capital do Estado.

No último dia para registros das candidaturas, segunda-feira, 5, o União Brasil deve oficializar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, como candidato da legenda para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Botelho recebeu o aval do presidente do partido, o governador Mauro Mendes, que até então tentava emplacar o afiliado político, atual secretário da Casa Civil e ex-deputado federal, Fábio Garcia.

No mesmo dia, ocorre a oficialização de outro nome entre os mais cotados nas pesquisas eleitorais, do deputado federal Abílio Brunini, do Partido Liberal (PL), que tem a chancela do ex-presidente Jair Bolsonaro. Pelo partido Novo, o nome a ser lançado é do empresário, Reginaldo Teixeira.

Leia mais: Saiba a programação de convenções partidárias à Prefeitura de Manaus
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.