Partidos confirmam datas de convenções que vão definir candidatos em Mato Grosso
26 de julho de 2024

Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium
CUIABÁ (MT) — As principais siglas que vão concorrer as eleições municipais deste ano confirmaram as datas das convenções e devem oficializar candidaturas para prefeitos e vereadores a partir deste sábado, 27, em Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso. A Justiça Eleitoral definiu o período de escolha dos candidatos e registros entre 20 de julho e 05 de agosto.
A primeira convenção confirmada é do MDB, em Cuiabá, neste sábado, na Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM). O partido deve oficializar o nome de Domingos Kennedy como candidato para disputar a prefeitura. No mesmo dia, na Câmara de Cuiabá, os correligionários do Democracia Cristã (DC) devem escolher o ex-deputado federal Victório Galli na disputa pelo Executivo da capital mato-grossense.
Na quinta-feira, 1º de agosto, em Várzea Grande, segunda maior cidade do Estado, vizinha de Cuiabá, será de convenção do MDB, que tentará reeleger o prefeito do município, Kalil Baract. O União Brasil também faz convenção na mesma data, que confirmará o vice do atual prefeito. No mesmo dia, será realizada a convenção do PL, para oficializar o nome da empresária Flávia Moretti, para concorrer na cidade.
Na sexta-feira, 2, é a vez da Federação do PSDB/CIDADANIA fazer convenção. O nome mais cotado é do deputado estadual pelo PSDB, Carlos Avallone. No sábado, 3, o Partido dos Trabalhadores (PT), de Cuiabá, vai oficializar a candidatura do deputado estadual Lúcio Cabral, que está na Federação Brasil da Esperança, junto com o PV e PCdoB. O deputado também foi a escolha do PT Nacional, com indicação da presidente do partido Gleisi Hoffmann.

Também no sábado ocorre a convenção do Podemos, em Cuiabá, que deverá apresentar apenas nomes para o Legislativo. A situação é a mesma do Republicanos e do PSB, que realizam as escolhas dos candidatos no mesmo dia na capital do Estado.
No último dia para registros das candidaturas, segunda-feira, 5, o União Brasil deve oficializar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, como candidato da legenda para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Botelho recebeu o aval do presidente do partido, o governador Mauro Mendes, que até então tentava emplacar o afiliado político, atual secretário da Casa Civil e ex-deputado federal, Fábio Garcia.
No mesmo dia, ocorre a oficialização de outro nome entre os mais cotados nas pesquisas eleitorais, do deputado federal Abílio Brunini, do Partido Liberal (PL), que tem a chancela do ex-presidente Jair Bolsonaro. Pelo partido Novo, o nome a ser lançado é do empresário, Reginaldo Teixeira.