‘Passei por diversas situações de risco de morte, mas sobrevivi’, disse à CENARIUM, em 2020, Aristóteles Thury

O desembargador Aristóteles Thury estava internado em São Paulo há mais de um mês (Reprodução/ Internet)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Morreu neste domingo, 14, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Aristóteles Thury, aos 71 anos, em decorrência do novo coronavírus. O desembargador lutava contra a Covid-19 desde o começo de janeiro deste ano e estava internado no Hospital Oswald Cruz, em São Paulo.

Veja também: Presidente do TRE-AM é internado com Covid-19, em Manaus, e pode ser transferido para SP

PUBLICIDADE

Presidente da Corte Eleitoral desde maio de 2020, quando foi empossado para o biênio 2020/2022, o desembargador foi entubado na semana passada após ter o quadro de saúde agravado, mas não resistiu às complicações causadas pelo vírus. A assessoria do TRE-AM aguarda comunicado oficial do hospital para emitir nota sobre a morte de Thury.

Veja também: ‘Se cada um fizer a sua parte, teremos eleições tranquilas e seguras’ diz presidente do TRE/AM

Em 2020, Aristóteles Thury concedeu entrevista exclusiva à REVISTA CENARIUM e contou detalhes sobre a realização do pleito, assim como os desafios de combate à fake news ou sobre o crime de compra de votos. À época, ele destacou suas gestões em pleitos aos quais presidiu na região da calha do Rio Negro, no interior do Amazonas.

Veja também: ‘Fake news e compra de votos ainda são desafios’, aponta membro do TRE-AM Aristóteles Thury

“Presidi vários pleitos em toda a calha do Rio Negro e em várias outras regiões desse nosso Amazonas continental. Passei por diversas situações de risco de morte, mas sobrevivi”, contou Thury, que no mesmo ano enfrentou o seu maior desafio à frente da Corte Eleitoral: presidir o TRE-AM durante o período eleitoral.

Amigos da magistratura e da advocacia lamentaram a perda do presidente do TRE-AM. A juíza criminal, Renata Gil, titular da 40ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), prestou solidariedade à família do desembargador e ao povo amazonense.

“Meu amigo Aristóteles Thury, presidente do TRE do Amazonas, perdeu sua vida para a Covid! Meu coração está triste, muito triste. Minha solidariedade à família e a todo o povo amazonense, que continua em situação de agonia!”, escreveu, em uma publicação no Twitter.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Grace Anny Benayon Zamperlini, emitiu uma nota de pesar nas redes sociais e pediu para que Deus conforte e console o coração dos familiares e amigos.

“OAB sempre registra os óbitos dos advogados com as notas de pesar. Neste momento, quebramos o protocolo e fazemos o registro do falecimento do desembargador Aristóteles Thury. Momento de muita tristeza, dor e sofrimento para todo o sistema de Justiça do Amazonas. Rogamos a Deus para que conforte e console os corações dos familiares e amigos”, disse Grace Benayon em uma publicação no Instagram.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.