Pastor suspeito de estupro no AM ameaçou vítima dizendo ter ligação com tráfico


Por: Lucas Thiago

28 de agosto de 2025
Pastor suspeito de estupro no AM ameaçou vítima dizendo ter ligação com tráfico
Marcos Avelino Lima, de 45 anos, é pastor de uma igreja em Manacapuru, no interior do Amazonas (Reprodução/Redes Sociais | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A delegada titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru (AM), Joyce Coelho, revelou que o líder religioso Marcos Avelino Lima, de 45 anos, usou ameaças envolvendo suposto envolvimento com o tráfico de drogas para intimidar uma das vítimas de estupro e impedir que ela o denunciasse. O suspeito foi preso nessa quarta-feira, 27, por suspeita de abusar sexualmente de duas mulheres, de 18 e 26 anos, no município localizado a 68 quilômetros de Manaus.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, 28, Coelho informou que o homem é pastor de uma igreja evangélica e, nas horas vagas, atua como mototaxista no município. À imprensa, a delegada apontou que as investigações começaram após a denúncia de uma das vítimas, de 18 anos, que relatou ter sido abusada sexualmente pelo homem em 2024.

Marcos Avelino Lima é pastor de uma igreja de Manacapuru (Reprodução/Redes Sociais)

“Ele ameaçou a vítima dizendo que seria envolvido com tráfico de drogas, a fim de amedrontá-la para que ela não o denunciasse. Ainda descobrimos que ele teria feito outra vítima em 2018, com o mesmo modus operandi. Na época, a mulher tinha 26 anos e também foi ameaçada pelo autor”, disse a delegada.

Durante as investigações, foi apurado, a partir de depoimentos, que a mulher havia solicitado um serviço de mototáxi, mas o motorista desviou o trajeto e, sob ameaça, a levou para um hotel onde cometeu a violência. Após o ocorrido, a vítima contou o que aconteceu para a família, forneceu a descrição do agressor e, com a ajuda do irmão, conseguiu identificá-lo obtendo informações nos pontos de mototáxi da cidade.

“Este homem, que é conhecido como líder de um grupo religioso, estava sendo investigado. Após a divulgação de sua imagem como procurado, ele se apresentou à delegacia acompanhado de um advogado, por volta das 18h, de ontem. Nesse momento, cumprimos o mandado de prisão preventiva expedido contra ele. Após o reconhecimento do autor, a vítima compareceu à delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência (BO), e as investigações foram intensificadas”, explicou Joyce Coelho.

Delegada Joyce Coelho durante coletiva sobre o caso (Reprodução/PC-AM)

A prisão preventiva do suspeito foi solicitada e deferida pelo Poder Judiciário, segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Ele foi detido nas dependências da delegacia de Manacapuru, acompanhado de um advogado, e responderá pelo crime de estupro. O homem permanecerá à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam para apurar se há outros casos envolvendo o suspeito.

Outro caso

Em 2020, Marcos Avelino foi preso por envolvimento em um outro caso de abuso contra uma adolescente de 15 anos. Com a denúncia o homem compareceu à delegacia de forma voluntária e foi liberado, mas violou as condições impostas, o que resultou em sua prisão preventiva na época.

“A adolescente foi abordada por meio de uma rede social, onde o homem se passou por outra pessoa e, se fazendo passar por homossexual, conseguiu atrair a jovem para um encontro. Ao chegar no local combinado, ela descobriu que estava diante do indivíduo, que então a violentou sexualmente de diversas maneiras, gerando um abuso de forma agressiva”, disse a delegada.

Leia mais: Advogado de Manaus é indiciado por estupro de recepcionista
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.