PC divulga foto de policial que tentou matar ex-companheira em Manaus


Por: Cenarium*

02 de setembro de 2025
PC divulga foto de policial que tentou matar ex-companheira em Manaus
O policial militar Edney Candido de Souza (Fotos: Reprodução/Redes Sociais | Composição: Reinan Cativo/Cenarium)

MANAUS (AM) – O 1º sargento Edney Candido de Souza, que atua no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), está foragido após uma tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, de 36 anos, e contra outra mulher, de 47 anos. O crime ocorreu na madrugada de segunda-feira, 1º, no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. A foto dele foi divulgada nesta terça-feira, 2, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste.

Conforme a delegada Nathalia Oliveira, titular da unidade especializada, na ocasião do fato, a ex-companheira estava confraternizando em uma residência na localidade quando o autor chegou. Ele a perseguiu em via pública e atirou contra ela.

PC-AM divulga informações de policial militar que tentou contra a vida da ex-companheira (Reprodução/PC-AM)

“A perseguição foi registrada por filmagens feitas por testemunhas do local do fato. A segunda vítima seria a proprietária da residência onde acontecia a confraternização. Ela também foi atingida com disparos de arma de fogo”, disse a delegada.

A PC-AM solicita que informações sobre o paradeiro de Edney Candido de Souza sejam repassadas por meio do número (92) 99364-9797, disque-denúncia da DECCM norte/leste, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “A identidade do denunciante será mantida em sigilo”, destacou a delegada.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em conjunto com a Polícia Civil, diz que adota as medidas necessárias para o cumprimento da prisão do sargento.

Entenda o caso

Imagens gravadas por testemunha mostram o homem disparando um tiro contra a mulher e efetuando outros disparos contra pessoas que presenciaram a cena. Segundo testemunhas e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), uma segunda mulher também ficou ferida.

De acordo com as testemunhas, o PM consumia bebida alcoólica na residência onde acontecia a confraternização, quando iniciou uma série de agressões contra a ex, de quem estava separado há cerca de um mês.

As imagens mostram a vítima tentando fugir do suspeito, no meio de uma via, quando é alcançada pelo homem, que efetua um disparo. A mulher cai ao chão, enquanto pessoas que assistem à cena gritam, desesperadas. “Ney, para!“, grita uma mulher, se dirigindo ao homem, que dispara mais tiros contra pessoas na varanda de um imóvel.

A Fernanda tá caída, meu Deus do céu“, diz, novamente, a mulher. Segundo as imagens, as pessoas presentes no local também tentam se esconder do homem, com medo de serem atingidas. “Tranca [a porta] e chama a polícia“, pede a mesma pessoa.

Ainda de acordo com testemunhas, o irmão da vítima presenciou a cena, mas não conseguiu intervir diante da violência do agressor, que chegou a gritar que mataria quem tentasse impedir a ação.

Em seguida, um carro branco se aproximou e ocupantes se identificaram como policiais militares, ordenando que ele largasse a arma. O suspeito, porém, respondeu que também era PM, fugiu em uma motocicleta e passou a trocar tiros com o veículo em plena via pública.

As vítimas foram socorridas e levadas a uma unidade de saúde. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde delas.

Leia mais: PM atira em ex-companheira e causa pânico na Zona Norte de Manaus
(*) Com informações da Assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.