PC divulga foto de policial que tentou matar ex-companheira em Manaus
Por: Cenarium*
02 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – O 1º sargento Edney Candido de Souza, que atua no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), está foragido após uma tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, de 36 anos, e contra outra mulher, de 47 anos. O crime ocorreu na madrugada de segunda-feira, 1º, no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. A foto dele foi divulgada nesta terça-feira, 2, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste.
Conforme a delegada Nathalia Oliveira, titular da unidade especializada, na ocasião do fato, a ex-companheira estava confraternizando em uma residência na localidade quando o autor chegou. Ele a perseguiu em via pública e atirou contra ela.

“A perseguição foi registrada por filmagens feitas por testemunhas do local do fato. A segunda vítima seria a proprietária da residência onde acontecia a confraternização. Ela também foi atingida com disparos de arma de fogo”, disse a delegada.
A PC-AM solicita que informações sobre o paradeiro de Edney Candido de Souza sejam repassadas por meio do número (92) 99364-9797, disque-denúncia da DECCM norte/leste, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “A identidade do denunciante será mantida em sigilo”, destacou a delegada.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em conjunto com a Polícia Civil, diz que adota as medidas necessárias para o cumprimento da prisão do sargento.
Entenda o caso
Imagens gravadas por testemunha mostram o homem disparando um tiro contra a mulher e efetuando outros disparos contra pessoas que presenciaram a cena. Segundo testemunhas e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), uma segunda mulher também ficou ferida.
De acordo com as testemunhas, o PM consumia bebida alcoólica na residência onde acontecia a confraternização, quando iniciou uma série de agressões contra a ex, de quem estava separado há cerca de um mês.
As imagens mostram a vítima tentando fugir do suspeito, no meio de uma via, quando é alcançada pelo homem, que efetua um disparo. A mulher cai ao chão, enquanto pessoas que assistem à cena gritam, desesperadas. “Ney, para!“, grita uma mulher, se dirigindo ao homem, que dispara mais tiros contra pessoas na varanda de um imóvel.
“A Fernanda tá caída, meu Deus do céu“, diz, novamente, a mulher. Segundo as imagens, as pessoas presentes no local também tentam se esconder do homem, com medo de serem atingidas. “Tranca [a porta] e chama a polícia“, pede a mesma pessoa.
Ainda de acordo com testemunhas, o irmão da vítima presenciou a cena, mas não conseguiu intervir diante da violência do agressor, que chegou a gritar que mataria quem tentasse impedir a ação.
Em seguida, um carro branco se aproximou e ocupantes se identificaram como policiais militares, ordenando que ele largasse a arma. O suspeito, porém, respondeu que também era PM, fugiu em uma motocicleta e passou a trocar tiros com o veículo em plena via pública.
As vítimas foram socorridas e levadas a uma unidade de saúde. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde delas.