PC prende quatro envolvidos em assalto a shopping em Manaus; um é morto
Por: Thais Matos
19 de dezembro de 2024
MANAUS (AM) – O titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida, revelou que mais quatro pessoas envolvidas no assalto a uma joalheria no Manauara Shopping, Zona Centro-Sul de Manaus, foram presas. As três prisões ocorreram na segunda-feira,16, e o quarto suspeito foi detido na manhã desta quinta-feira, 19. Um dos indivíduos, identificado como Cláudio Vitor, de 22 anos, entrou em confronto com o grupo tático da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), foi baleado e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. As atualizações sobre o caso foram repassadas em uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta.
Clenilton Lima, de 34 anos, foi o primeiro a ser preso, no mesmo dia do assalto, ocorrido em 14 de dezembro. A polícia também confirmou que seis pessoas já foram identificadas por envolvimento direto ou por fornecer suporte logístico aos assaltantes.
O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, comentou que os envolvidos no crime são de diferentes Estados e possuem passagens por diversos crimes.
“O inquérito seguirá para que possamos comprovar que, na realidade, trata-se de uma organização criminosa e não apenas de um grupo associado para a prática de um único crime, dado o histórico criminal de todos eles. Estamos falando de pessoas que respondem por homicídios, estupros de vulneráveis e envolvimento com organizações criminosas, não só no Estado do Amazonas, mas também no Rio de Janeiro e no Pará”, revelou a autoridade.
Além disso, foram apreendidas cinco armas de fogo. As autoridades policiais também informaram que os criminosos possuíam fotos portando armamento de grosso calibre, como um fuzil de calibre 7,62, uma carabina HK e um fuzil russo, materiais frequentemente utilizados por organizações criminosas, especialmente no Estado do Rio de Janeiro.

O coordenador da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PC-AM, delegado Juan Valério, complementou que as polícias Civil e Militar continuam as investigações para realizar mais prisões. Também foi apreendido a roupa usada por um dos assaltantes no dia do crime.
“O nosso trabalho é prender, mas, se houver confronto conosco, não vamos recuar. Pode ser do Rio de Janeiro, do Pará ou de qualquer outro Estado da federação, temos policiais altamente qualificados e preparados para enfrentar e realizar as investigações. Nossas equipes continuam em campo, para realizar mais prisões, e o recado da polícia é claro: quem tiver que se entregar, que se entregue, porque só vamos parar quando todos estiverem presos”, afirmou o titular da Core.

Relembre o caso
Homens armados invadiram a loja Vivara, localizada no Manauara Shopping, na manhã de sábado, 14 de dezembro, em Manaus. Os suspeitos do assalto chegaram a trocar tiros com a segurança do estabelecimento, localizado no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, Clenilton Lima, de 34 anos, foi encontrado tentando se esconder em uma área de vegetação nativa na praça de alimentação do shopping. Com ele, foram encontrados quatro relógios que teriam sido roubados da loja. Os outros criminosos conseguiram fugir em um carro modelo Gol, de cor branca.
O capitão Faustino, das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), informou que não houve registro de reféns. A autoridade, que coordenava uma equipe de policiais empregada na ocorrência, relatou que uma funcionária da loja, que estava no local durante o assalto, foi conduzida pelos suspeitos dentro da área interna do shopping, mas foi liberada logo em seguida.