Pela primeira vez, maioria é a favor do impeachment de Bolsonaro, diz Datafolha

Presidente Jair Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada (Ueslei Marcelino/Reuters)

Com informações do O Globo

RIO DE JANEIRO – Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra que pela primeira vez a maioria dos entrevistados se diz a favor da abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o levantamento publicado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, 54% são a favor da ação pela Câmara dos Deputados, ante 42% que se mostram contrários.

PUBLICIDADE

Foram ouvidos de forma presencial 2.074 maiores de 16 anos, em todo o País, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Na pesquisa anterior, realizada em 11 e 12 de maio, quem era a favor do impedimento já haviam ultrapassado numericamente os contrários à ideia, mas ainda havia um empate técnico em 49% a 46%.

Defendem mais o impeachment mulheres (59%), jovens (61%), mais pobres (60%) e moradores do Nordeste (64%). Valores ainda mais altos de aprovação ao processo são encontrados entre os que se declaram pretos (65%) e homossexuais ou bissexuais (77%).

O presidente tem o maior apoio entre mais velhos (49% de rejeição a processo), evangélicos (56%), quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (62%), mais ricos (59%) e os empresários (68%, mas um grupo com apenas 2% da amostra).

Por regiões do País, Bolsonaro vê a rejeição ao impedimento ganhar por 52% a 46% no Norte/Centro-Oeste e registra um empate no Sul, com 49% para cada lado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.