Pela primeira vez, TRE-AM terá duas mulheres no comando
Por: John Britto
11 de janeiro de 2025
MANAUS (AM) – As desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge foram empossadas, nessa sexta-feira, 10, como presidente e vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), respectivamente, para o biênio 2025-2027, em cerimônia no Teatro Amazonas.
Pela primeira vez, numa mesma gestão, duas mulheres assumem os principais postos de liderança da Corte Eleitoral amazonense, marcando um momento histórico para a instituição e para o Estado.
A cerimônia de posse foi prestigiada por várias autoridades, como o ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça; o governador do Estado, Wilson Lima; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Airton Gentil, que representou o Poder Judiciário Estadual; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Hamilton Saraiva; além de outros magistrados e servidores do TJAM e TRE.
Ao discursar, a nova presidente do TRE-AM, Carla Reis, destacou que sua gestão será marcada pela participação e pelo combate à disseminação de ódio e desinformação. A magistrada agradeceu o apoio de familiares, desembargadores, servidores e colaboradores da Corte e reforçou seu compromisso ao lado da vice-presidente, Nélia Caminha.
“O cenário que se desenha é desafiador porque seremos responsáveis por organizar e preparar as eleições gerais vindouras do ano de 2026. Mas, afirmo aos senhores que será com o máximo respeito e zelo às instituições democráticas, evitando e combatendo toda a disseminação de ódio e/ou desinformação, assegurando o próprio Estado de direito muito ameaçado nos últimos anos pela polarização política, de modo que nossa luta será em espírito de união, trabalho árduo e dedicação”, disse.
Durante as eleições de 2026, Carla Reis e Nélia Caminha estarão à frente da Justiça Eleitoral. Nesse ano serão escolhidos presidente do País, governadores, senadores, deputados estaduais e federais.

Trajetória
Ambas possuem trajetória consolidada na Justiça Eleitoral, atuantes tanto na capital quanto no interior do Estado. Carla Reis já havia exercido o cargo de vice-presidente e corregedora do TRE-AM, enquanto Nélia Caminha foi juíza membro da Corte pela Classe dos Magistrados.