Pelo segundo ano, CENARIUM adota ‘ícone’ em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+ nas redes sociais

Há quase dois anos, a CENARIUM realiza um trabalho pioneiro, no Amazonas, ao abordar temas, geralmente, considerados tabus (Thiago Alencar/CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em alusão ao mês do orgulho LGBTQIA+, a REVISTA CENARIUM vai usar durante o mês de junho, o ‘ícone’ com as cores que representam e celebram a comunidade. A iniciativa integra as diretrizes de acolhimento, respeito e inclusão da empresa, que apoia a diversidade tanto de gênero, quanto religiosa, étnica, cultural e demais vertentes.

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho Gay (28 de junho), a CENARIUM, por meio da editoria Diversidade, traz uma série de matérias e conteúdos especiais possibilitando o debate e a reflexão sobre pautas que abordam as ânsias, lutas e conquistas desta parcela da população.

Há quase dois anos, inclusive, a editoria realiza um trabalho pioneiro, no Amazonas, ao abordar temas, geralmente, considerados tabus. Com abordagens sociopolíticas, socioeconômicas e comportamentais, a missão de romper barreiras e desmistificar preconceitos tem sido possível por conta da mescla da seriedade e da leveza de um trabalho que estabelece uma conexão direta com o público.

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“Respeito e Equidade”

Para a diretora-geral da REVISTA CENARIUM, Paula Litaiff, além de demonstrar apoio à comunidade LGTBQIA+, a ação é uma ferramenta que desfaz paradigmas, quebra preconceitos, promove equidade e amplia narrativas plurais e de acolhimento.

Não é apenas o ato de aderir um ‘ícone’, é incentivar outras empresas a promover o respeito para com a pauta. É utilizar o jornalismo como compromisso social, fomentando matérias atentas às necessidades, lutas, conquistas e celebrações da comunidade. Nossa política é de defesa da diversidade, inclusão e acessibilidade”, comenta a diretora-geral da CENARIUM.

Dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Reprodução/Istock)

Para além da data

Para a designer Letícia Pereira, 24, a atitude, embora seja simples, tem alto impacto político e influência positiva no mercado. Lésbica, e sempre atenta aos assuntos e iniciativa que envolvam a causa, ela ressalta que costuma observar quando, de fato, as organizações abraçam, de forma real, a temática.

Empresas como O Boticário, Melissa, Uber, Facebook, GNT, Renner, Natura, Itaú, são alguns nomes do mercado que costumam aderir as cores da bandeira LGBTQIA+ no mês de junho.

“Nos últimos anos, tenho percebido que o mercado vê, nesse período, uma oportunidade de ganhar visibilidade, mas sabemos que quando as empresas se mostram verdadeiramente aliadas da população LGBTQIAP+, a postura delas vai para além do mês do orgulho. Pesquisem, se informem se aquele lugar é mesmo parceiro. Acredito que, pequenas atitudes como estas, são superválidas, desde que imprimam, verdadeiramente, a política interna da instituição, que tenhamos mais parceiras para celebrarmos o orgulho de nossa existência”, pontua a designer.

Mês do Orgulho LGBTQIA+

Dia 28 de junho é a data escolhida para comemorar o Orgulho LGBTQIA+. A celebração tem como origem o ano de 1969, em Stonewall, nos Estados Unidos, quando houve uma rebelião onde lésbicas, gays e drags confrontaram policiais em busca de respeito e advertência contra a homofobia e a transfobia.

Na década de 70, o movimento LGBTQIA+ tomou espaço e ganhou força, no Brasil, e luta para conquistar uma sociedade livre e sem preconceito, relacionada à orientação sexual e identidade de gênero, porém, perdeu força na década de 80, quando houve o boom do vírus HIV, fazendo muitas vítimas, colocando os homossexuais como grupo de riscos e os mais vulneráveis até então.

Com o passar dos anos, conceitos foram mudando, mas a luta por respeito, espaço e o desejo de viver de forma mais segura, principalmente, em um País com altos índices de mortes violentas de pessoas LGBQTIA+, como o Brasil, continua.

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