4 de março de 2021

Gisele Coutinho – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Guiana foi abalada por um terremoto de magnitude 5,9, segundo informou o Centro Alemão de Pesquisa de Geociências (GFZ). O tremor de terra foi relatado por moradores de diversos bairros de Manaus na tarde deste domingo, 31, por volta das 15h25. Há relatos de que alguns prédios chegaram a ser evacuados em diversas zonas após o tremor. Moradores de Boa Vista, em Roraima, também relataram sobre a vibração.

Moradores relataram que o sismo foi sentido nos bairros Adrianópolis, Praça 14, Aleixo, Parque 10, Lírio do Vale e outros bairros. “Eu estava trabalhando quando senti a mesa tremer. Pensei que estava passando mal e resolvi perguntar dos meus colegas: ‘Sentiram a mesa mexer sozinha?’, e eles disseram que sentiram a mesma coisa. Quando relatei para familiares em grupos de mensagem no WhatsApp, eles também confirmaram que sentiram em outros bairros de Manaus”, disse o designer João Oliveira, de 24 anos.

Centro Alemão de Pesquisa de Geociências (GFZ) confirmou tremor na tarde deste domingo, 31 (Reprodução/ CFZ)

A geóloga Vivian Marjorie explicou à REVISTA CENARIUM que países próximos de placas tectônicas estão mais propícios a sentirem o sismo. “Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir”, disse.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.