Perfil do Cetam, nas redes sociais, é o mais seguido dentre os órgãos estaduais do AM

Um levantamento baseado nos dados disponíveis nas redes sociais, checados nesta quarta-feira, 19, analisou instituições acadêmicas e governamentais do Amazonas (Reprodução)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A presença digital se tornou cada vez mais importante no cotidiano de pessoas e empresas, e não ter um perfil nas redes sociais, atualmente, se equipara a não existir. Com base nisso, diversas empresas, órgãos e entidades, privadas ou públicas, passaram a investir nas mídias digitais. Essa aproximação com o público garante um diálogo direto e o acesso à informação, garantido por lei.

Um levantamento baseado nos dados disponíveis nas redes sociais, checados nesta quarta-feira, 19, analisou instituições acadêmicas e governamentais, do Amazonas, e pontuou os perfis institucionais e do Governo do Estado mais relevantes. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas aparece no topo dos órgãos estaduais e instituições educacionais em número de seguidores.

Perfil do Cetam no Instagram (Reprodução/Instagram)

Deixando de fora o perfil oficial do Governo do Amazonas, que atualmente conta com mais de 220 mil seguidores, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) é o mais seguido, dentre 14 secretarias e 12 autarquias, com 65,4 mil seguidores. Em seguida, se encontram a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), com 62,9 mil e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), com 57,5 mil seguidores.

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Veja o ranking completo:

Órgãos educacionais

Já dentre os órgãos educacionais, o Cetam também aparece na frente, seguido pela Seduc, Centro Universitário Fametro (50,9 mil) e a Universidade Federal do Amazonas (48,6 mil). Completam o ranking: Uninorte, Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Universidade Nilton Lins, Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Federal do Amazonas e Colégio Lato Sensu.

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, professor doutor, José Augusto de Melo Neto, o engajamento nas redes sociais foi crucial para a captação da demanda do público e a participação do órgão, nas mídias, resultou em um trabalho ágil e transparente. “O retorno é imediato e todos ganham com isso”, garantiu o diretor em entrevista à REVISTA CENARIUM.

Para o professor, a presença dos órgãos públicos é uma diretriz do Governo do Amazonas e garante a eficácia na divulgação dos cursos para o público. “Uma das formas que demonstrou ser mais eficaz para captar a demanda do nosso público foi através do engajamento nas redes sociais. Todos os nossos serviços estão disponibilizados nas principais plataformas. Assim, estamos nos aproximando, cada vez mais, da necessidade dos alunos e das demandas do mercado de trabalho”, disse.

Diretor-presidente do Cetam, professor-doutor José Augusto de Melo Neto (Divulgação)

Essa divulgação resultou em um aumento na demanda, de acordo com José Neto, a previsão para 2022 é que o número de vagas públicas e gratuitas para o curso aumente. “No Governo Wilson Lima, os números de atendimento da educação profissional e tecnológica foram ampliados. Em 2022, devemos ultrapassar a marca inédita de 200 mil vagas públicas e gratuitas. O crescimento de seguidores, nas redes sociais, é um reflexo disso”, avalia.

Presença nas redes

Para o estrategista digital, Lucas Cristian, muitas organizações públicas têm aumentado a presença digital, nos últimos anos, principalmente, como canal de comunicação com a população. “É algo notório, inclusive, no processo eleitoral que está próximo, isso se dá graças ao número de cidadãos que estão no Instagram, Facebook e demais redes, e como o objetivo da comunicação pública é informar a população, a massa, do que está ocorrendo em prol dela, a presença digital é extremamente importante”, avalia.

Ele acredita que não só criar um perfil, mas saber como trabalhar com ele é o que diferencia atualmente. “Se for realizada de maneira correta e estratégica, mostrando conteúdos em vários formatos e humanizando as postagens para gerar identificação com mais pessoas. Inclusive, vale destacar que, observando o Instagram do Cetam, é possível verificar, mesmo de maneira rápida, que por ser uma instituição que a missão é promover a educação, mas, principalmente, por se apoderar de instrumentos atuais como cards, reels e vídeos, gera maior identificação e as pessoas têm mais vontade de consumir o conteúdo”, comenta.

Como produtor de conteúdo e alguém que já trabalha com redes sociais, nos últimos anos, Lucas diz que percebe o quão importante é as organizações públicas estarem no digital, “afinal, elas estão a serviço da população, por isso precisam notificá-las a respeito do que acontece, e isso faz parte do direito à informação”, conclui.

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