Perseguição policial termina em acidente na Zona Norte de Manaus
Por: Jadson Lima
30 de abril de 2025
MANAUS (AM) – Uma operação de agentes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) nesta quarta-feira, 30, resultou em troca de tiros e perseguição de um grupo suspeito de praticar assaltos a residências, e causou em um acidente de trânsito entre dois veículos na Zona Norte de Manaus. O caso foi registrado na rua Famosa, no bairro Parque das Nações, na Zona Centro-Sul da capital amazonense, e flagrado por câmeras de segurança privadas instaladas próximo ao local.

A ação policial contou com o apoio de uma equipe de policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Um vídeo mostra o momento da colisão entre os veículos, por volta de 13h35. De acordo com o registro, cerca de 8 segundos depois uma viatura descaracterizada da PC-AM aparece no local. Após o acidente, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi mobilizado para a região da ocorrência.
Veja o vídeo:
As imagens mostram um dos agentes da PC-AM puxando um homem do carro que colidiu com outro veículo e atingiu um poste. Ele usava uma camisa vermelha e bermuda clara no momento do registro. A CENARIUM procurou a Polícia Civil para obter mais detalhes sobre a operação e a identidade dos suspeitos, e por quais crimes eles são investigados, mas até o fechamento deste material não houve retorno.
Fiscalização
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, realizou uma operação com foco na identificação de irregularidades na condução de motocicletas e na prevenção de acidentes de trânsito. A ação ocorreu entre a noite de terça-feira, 29, e a madrugada desta quarta-feira, 30, abrangendo as principais avenidas das Zonas Oeste, Norte, Centro-Oeste, Centro-Sul e Leste de Manaus. No total, foram registradas 258 autuações.
De acordo com a equipe de fiscalização de trânsito do Detran-AM, as principais irregularidades registradas foram condução sem uso de capacete (30), dirigir sem CNH (28), transporte de passageiro sem capacete (25), permitir condução do veículo a pessoa sem CNH (17), conduzir veículo sem equipamento obrigatório (16), CNH vencida (7), executar retorno por cima de canteiro (7), dirigir usando calçado inapropriado (6), veículo com descarga livre (5) e veículo em mau estado de conservação (4). Além disso, 34 motocicletas e 5 carros foram removidos pela equipe.
A operação contou com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e foi realizada na Rodovia AM-450, conhecida como Rapidão (zona oeste), Avenida Santos Dumont (zona centro-oeste) Avenida Efigênio Sales (zona centro-sul), Rua Beira Rio, Avenida Cosme Ferreira, Av. Autaz Mirim e avenida Margarita (zona leste) e avenida Atroaris (zona norte).