26 de novembro de 2020

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A turma é da Mônica, mas o aniversário é do Cebolinha. O personagem do menino que tem sete anos no roteiro das histórias de Maurício de Souza nasceu no dia 24 de outubro do ano de 1960, como figura secundária das tirinhas “Bidu &Franjinha”. Depois de 60 anos, Cebolinha é sucesso de público e crítica da franquia “Turma da Mônica”.

Espécie de ‘vilãozinho’ do Bairro do Limoeiro, Cebolinha completa 60 anos fazendo o que sabe fazer de melhor: montar planos infalíveis para ‘delotar’ a Mônica (Reprodução/Internet)

Nascido no fictício ‘Bairro do Limoeiro’, Cebolinha é reconhecido pelos fãs como o eterno rival da Mônica. Cujo objeto de desejo é o coelhinho de pelúcia ‘Sansão’. Para tanto, Cebolinha sempre tem um plano infalível para sequestrar o brinquedo e dar nós em suas orelhas. Como todo vilão pastelão, ele tem ao seu lado o parceiro Cascão.

No Amazonas, cartunistas e fãs de histórias em quadrinhos comentam esse marco da cultura literária brasileira. O cartunista Regi Moreira comenta. “Para mim, como cartunista, representa orgulho de termos um personagem tão carismático dos quadrinhos nacionais, chegando há 60 anos de existência como o Cebolinha”, destacou.

Marco para a classe

Regi Moreira vê outro significado no aniversário da personagem de Maurício de Souza. “É um marco importante para mim e para outros trabalhadores da classe que nos dias de hoje, com avanço da tecnologia e vários problemas sociais ainda lutam pra serem reconhecido e continuar exercendo a profissão que não é fácil”, ponderou.

Carismático e desastrado, Cebolinha é o mais popular integrante da Turma da Mônica (Reprodução/Internet)

O cartunista destaca o lúdico. “A importância deste marco pra literatura infantil é enorme, muitas crianças brasileiras aprenderam a soletrar as primeiras palavras e desenvolveram o hábito da leitura folheando as revistas da turma, lendo as histórias do Cebolinha e da turma toda dos personagens do Maurício de Souza”, exaltou.

Para o cartunista Romahs, Cebolinha é um ícone nacional. “É uma dos mais populares personagens da cultura pop brasileira. No Brasil, ele vira figurinha, meme nas redes socias. É a personagem nacional mais lembrada em um país que venera personagens estrangeiros da Disney, da Marvel e da DC”, comentou.

Vilãozinho carismático

Único roteirista da Tuma da Mônica, no norte do Brasil, Romahs faz uma análise da personagem Cebolinha. “O Cebolinha curiosamente é um violãozinho. Ele quer dominar o mundo, neutralizar o herói e pegar o objeto de poder. Nesse caso a ‘rua’, a ‘Mônica’ e o ‘sansão’. É um anti-herói incrivelmente carismático”, descreveu Romahs.

Romahs chama atenção para o marco empresarial. “A Turma da Mônica é um sucesso editorial, uma coisa incomum no mercado brasileiro. Os estúdios Mauricio de Souza são o maior estúdio de quadrinhos da América latina e o Cebolinha é uma dos principais personagens dos produtos. É um sucesso mercadológico incrível!”, reconheceu.

Das páginas dos gibis, para as telas do cinema. A Turma da Mônica é um sucesso editorial brasileiro (Reprodução/Internet)

O cartunista da REVISTA CENARIUM, Jack, relembrou a infância. “A importância para as crianças é única. No final dos anos 1970 eu folheava muito os gibis da Turma da Mônica e colecionava os álbuns de figurinhas. É muito relevante porque é pura literatura brasileira para crianças e isso é importante comemorar”, exaltou o cartunista.

A Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento.

A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No Youtube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy.

Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali. Turma da Mônica na formação clássica criada por Maurício de Souza (Reprodução/Internet)

Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. Nos 60 anos do Cebolinha, os Estúdios Maurício de Souza comemoram um sucesso único na América Latina.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.