Pesquisa do IBGE aponta que só 30% dos brasileiros tinham plano de saúde em 2019

A pesquisa foi realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

MANAUS — Menos de um terço da população brasileira tinha algum plano de saúde, médico ou odontológico, em 2019. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada nesta sexta-feira, 4.

Segundo os dados, o índice era de 28,5%, que corresponde a 59,7 milhões de pessoas. Entre as regiões, Sudeste (34,9%) e Sul (30,5%) despontavam com as maiores coberturas proporcionais às suas populações.

PUBLICIDADE

A PNS mostra, ainda, que só 2,2% de quem recebia até ¼ de salário mínimo tinha algum plano de saúde médico. Por outro lado, 86,8% das pessoas que recebiam mais de cinco salários mínimos mensais estavam cobertas por algum serviço de saúde suplementar médico.

Ainda de acordo com a pesquisa, 76,5% da população costumava procurar atendimento de saúde no mesmo lugar, médico ou serviço de saúde. Em 2013, essa estimativa era de 77,8%. A maior parcela (46,8%) indicou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como estabelecimento que costumavam procurar mais frequentemente, sobretudo no Norte (55,3%) e no Nordeste (54,1%).

(*) Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.