Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
16 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

This post is also available in (Post também disponível em): English (Inglês)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), nesta sexta-feira, 19, rebate dados de diminuição no índice do desmatamento na Amazônia. Em contrapartida a essa análise, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou na última sexta-feira, 12, o qual em janeiro de 2021 havia tido uma redução de 70% no número de desmatamento, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o ambientalista Carlos Durigan, de qualquer forma a gente tem uma pequena redução do comparado a janeiro do ano passado. “Essa queda foi de 1% na verdade segunda imazon o que difere bastante do que foi apresentado pelo Inpe na semana passada, então ainda é uma incógnita pra todo mundo, não poderia dizer se é uma questão técnica ou se é uma questão política, por exemplo”, disse.

Desmatamento na Amazônia (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

De acordo com os dados do Imazon, o número de desmatamento na Amazônia chegou a 196 km² em janeiro de 2021. Os dados são ofertados por meio do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), o qual monitora via satélite áreas desmatadas. Os números revelam ainda que esse índice é o maior de uma série histórica nos últimos 10 anos.

De acordo com os dados divulgados pelo governo federal, nos últimos seis meses, os alertas de desmatamento reduziram em 21%. “Entre agosto de 2020 e janeiro de 2021 foram 988 km² de redução em alertas, de acordo com dados do Inpe”, informou o Ministério da Defesa.

Além disso, eles apresentaram como “bom desempenho” a partir do trabalho feito e coordenado pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) na região. Desde o início da Operação Verde Brasil 2, em maio de 2020, até janeiro de 2021 foram apreendidos 331 mil metros cúbicos de madeira, de acordo com dados divulgados pelo governo federal.