Pesquisadoras de MT criam material biodegradável que pode substituir plástico


01 de agosto de 2024
Pesquisadoras de MT criam material biodegradável que pode substituir plástico

Um grupo de cientistas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) trabalham em um projeto que desenvolve um material biodegradável que pode ser usado para substituir o plástico sintético. O biofilme natural pode ser produzido a partir de amidos, presentes na mandioca, batata-doce, batata inglesa e batata Asterix, e do colágeno de peixe.

A pesquisa mostrou que o material desenvolvido tem propriedades físico-químicas, mecânicas, estruturais e de biodegradação similares a filmes plásticos. O uso desse material pode reduzir a produção do material sintético, que em muitos casos, acabam no meio ambiente de maneira incorreta.

O projeto da Unemat justifica que dos plásticos derivados do petróleo, 76% do material acabam em aterros ou no ambiente natural, 14% são incinerados e apenas 10% dos plásticos são reciclados após o uso. Saiba mais sobre esta pesquisa acessando o link que está na bio ou nos stories.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.