Pesquisas eleitorais indicam reviravolta na disputa em Porto Velho


Por: Camila Pinheiro

23 de outubro de 2024
Pesquisas eleitorais indicam reviravolta na disputa em Porto Velho
Léo Moraes e Mariana Carvalho (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A reta final da campanha eleitoral para a Prefeitura de Porto Velho (RO) está sendo marcada por reviravolta, segundo pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias. As sondagens mostram que a candidata Mariana Carvalho (União Brasil), inicialmente favorita para vencer a eleição, viu o apoio do eleitor da capital de Rondônia sumir à medida que a campanha avança. O candidato opositor, Léo Moraes (Podemos), cresceu nas sondagens.

A mais recente pesquisa eleitoral divulgada nessa terça-feira, 22, pelo Instituto Amazônia de Pesquisa (IAPE) aponta Léo Moraes liderando a disputa com 54% das intenções de votos, contra 37,2% de Mariana Carvalho. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 19 de outubro e tem margem de erro de 3,8% e nível de confiança de 95%. O número de registro da pesquisa junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é RO-07306/2024.

Já um levantamento da Genial Quaest, divulgado na sexta-feira, 18, mostra os dois candidatos empatados tecnicamente, com a candidata do União Brasil aparecendo numericamente à frente (43%). O candidato do Podemos registrou 42% na pesquisa, que tem margem de erro de 3,7% pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto responsável pelo estudo entrevistou 704 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de outubro. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RO-03222/2024.

Levantamento da Genial Quaest (Reprodução)
Alianças

Mariana Carvalho era a favorita para vencer ainda no primeiro turno, segundo os levantamentos realizados no mês de setembro, antes da primeira rodada da eleição. A candidata é apoiada pelo atual prefeito Hildon Chaves (União Brasil) e pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil). O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), Marcelo Cruz (PRTB) também compõe o arco de políticos aliados da candidata do União Brasil. Ao todo, a coligação “Somos todos Porto Velho” soma 12 partidos.

Contrariando as pesquisas de intenção de votos iniciais, que previam uma vitória de Mariana ainda no primeiro turno, impulsionada pelo apoio do prefeito Hildon Chaves, e do governador Marcos Rocha, ambos do União Brasil, e também do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz, do PRTB, Léo Moraes vem consolidando o potencial de alcançar a grande favorita. A apenas cinco dias do segundo turno, uma nova pesquisa do Instituto Amazônia de Pesquisa (IAPE) mostra Léo com 54% das intenções de voto, contra 37,2% de Mariana, uma vantagem de 16,8 pontos percentuais.

Histórico de derrotas

A situação de Mariana não é inédita. Em 2022, a então deputada federal disputou uma vaga para o Senado Federal. Durante a campanha eleitoral ela era apontada como favorita nas pesquisas, mas foi derrotada por Jaime Bagattoli (PL). Dez anos antes, ao tentar pela primeira vez o cargo de prefeita de Porto Velho (RO), a política acabou a eleição em terceiro lugar, com 17,88% dos votos, atrás de Lindomar Garçon e Mauro Nazif, que foi eleito no segundo turno.

Leia mais: Câmara de Porto Velho tem renovação com 15 novos vereadores eleitos
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.