Pessoa mais velha do mundo, japonesa celebra 119 anos em casa de repouso

Kane Tanaka é reconhecida como a pessoa mais velha do mundo (Kyodo via Reuters)

Com informações do Infoglobo

TÓQUIO – Considerada oficialmente a pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka celebrou neste domingo seu aniversário de 119 anos em uma casa de repouso em Fukuoka, no sudoeste Japão. Seu status foi reconhecido pelo livro de recordes Guinness em março de 2019.

Kane, que se comunica por meio de gestos, espera viver até os 120 anos, de acordo com seus familiares. Quando se tornou a mais idosa do Japão, ela comemorou com uma garrafa de Coca-Cola, sua bebida preferida.

PUBLICIDADE

A japonesa nasceu em 1903, seis meses antes do escritor George Orwell e no mesmo ano em que os irmãos Wright fizeram seu primeiro voo motorizado e foi realizada a edição inaugural da competição de ciclismo Tour de France. Kane ainda viveu cinco reinados imperiais japoneses

Sétima de nove irmãos, Kane se casou quando tinha 19 anos e ajudou a administrar a loja de macarrão da família depois que seu marido e o filho mais velho foram lutar na segunda guerra sino-japonesa, que começou em 1937.

O número de pessoas centenárias no Japão está em crescente. Em estimativa divulgada em setembro antes do Dia do Respeito pelo Idoso, o Ministério da Saúde disse que há um recorde de 86.510 pessoas com 100 anos ou mais, um aumento de 6.060 em relação ao ano anterior. As mulheres constituem a maioria desse grupo, com homens representando pouco mais de 10.000 do montante.

Quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez em 1963, o País tinha apenas 153 centenários. Em 1998, já eram mais de 10.000. Em contrapartida, a quantidade de jovens adultos está em queda. Pessoas com 20 anos representaram menos de 1% da população local nos últimos 12 anos, de acordo com a emissora NHK.

A expectativa de vida no Japão, uma das nações que mais envelhece no mundo, atingiu 87,74 anos para mulheres e 81,74 para os homens.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.